Blogia
Transistor kills the radio star?

3.0.1 Tendências do segundo choque

Porque é que o consumo activo já não é rádio

Se McLuhan explica as diferenças entre meios quentes e frios com, entre outros, o argumento da possibilidade de preenchimento pelo ouvinte de espaços (a rádio é um meio quente porque há pouco espaço a ser preenchido pelo ouvinte), então quando falamos de um novo meio em que o consumidor tem o poder de preenchermuito mais, já estamos perante um meio frio «Um meio quente é aquele que estende ou prolonga um único sentido em “alta definição”. A alta definição é o modo de ser plenamente saturado (...) E a fala é um meio frio e de baixa definição, porque nos dá muito pouco, exigindo do da parte do ouvinte um processo de preenchimento. Os meios quentes, por seu lado, não deixam tanta coisa a ser preenchida ou completada pelo público. Como tal, os meios quentes requerem uma baixa participação, ao passo que os meios frios exigem uma elevada participação com completamento por parte do público.» (MM, 2008: 35).

Distinguir Interacção e interactividade?

Prata (2008: 101) distingue interacção de interactividade, a partir de Belloni (interatividade é a característica técnica que significa a possibilidade de o usuário interagir com uma máquina (p. 58). Já a interação quer dizer ação recíproca entre dois ou mais atores onde ocorre intersubjetividade, isto é, encontro de dois sujeitos – que pode ser direta ou indireta (mediatizada por algum veículo técnico de comunicação, por exemplo, carta ou telefone) (BELLONI, 2001, p. 58). Pensamos que não é este o contexto para se fazer a discussão. pretendemos evidenciar a crescente tendência do utilizador em intervir e do emissor em proporcionar ferramentas de interacção com o utilizador; pretendemos tambem mostrar como é que essa nova relação se pode revelar; é que não é só o utilizador que está a responder às solicitações do operador mediático (preencha, vote, diga, escolha): é o proprio utilizador que toma a atitude, esperando que o seu gesto tenha sequência, seja num comentário que fica visivel seja na rsposta de que fica à espera seja ainda na possibilidade de influenciar o resultado final, do que quer que seja.

ser activo é ser interactivo?

- ser interactivo significa sempre responder a uma solicitação, entrar num diálogo (ainda que virtual)?

Porquê desvalorizar o consumo passivo

Não tanto porque o consumo passivo é o passado - mesmo que ainda dure alguns anos, em coexistência - mas porque será a própria rádio, que se fundou na ideia de consumo passivo, a substitui-lo (consciente ou inconscientemente). Cada vez mais, mesmo a medo, haverá um aproveitamento  da digitalização por parte da indistria do 'consumo passivo': comente, veja, saiba mais, critique, vote, participe. Os graus de envolvimento variarão, mas serão progressivos. Até por esta razão muito importante: a publicidade tende a transferir-se para a net, pelo que será a propria 'rádio' a ter interesse em que os seus ouvintes lá vão, viabilizá-la, convidando-os ou mesmo impelindo-os, com argumentos de satisfação (premios, concursos, etc). Daí que discordemos de Nair Prata, quando afirma que «para entender a mensagem transmitida, não é preciso o auxílio visual da página, que pode ser minimizada. A mensagem tem sentido apenas pelo áudio» (2008: 61).

(cons passivo-activo) A Internet cria um novo meio?

A rádio convencional, baseada no modelo de consumo passivo, cria novos conteúdos e novas ferramentas (as ideias confundem-se) que podem levar a um novo modelo (o modelo convergente, de que fala Herreros, 2001: 25?)

Mesmo quando observamos a proliferação de canais que oferecem música personalizada (consumo activo), estaremos perante um novo meio? è que não é rádio analógica nem digital, porque não é rádio!

 

(5.0) Raiz para a ideia de conceito de consumo passivo/activo

Levy fala no modelo de comunicação passiva

McLuhan: PRATA 55«Quando se fala em tecnologia e informação, é importante lembrar Marshall McLuhan. Na introdução do seu livro A galáxia de Gutenberg (1977), ele diz: Toda tecnologia nova tende a criar novo ambiente humano. A invenção da escrita e a utilização do papiro criaram o ambiente social dentro do qual pensamos, em conexão com os impérios do mundo antigo. O estribo e a roda criaram ambientes de grande importância. A imprensa inventada por Gutenberg criou um novo ambiente totalmente inesperado - o público (p.11). Se toda tecnologia nova tende a criar um novo ambiente humano, como afirma McLuhan, qual é o novo ambiente humano criado pela união do rádio e da internet? De acordo com o cenário que se desenha, é o surgimento de um novo público para este novo modelo de radiofonia, nascido das modernas tecnologias. Certamente que estamos vendo surgir uma nova forma de radiofonia, que poderíamos chamar até de um novo modelo de rádio» A ideia de consumo activo é o novo ambiente humano em resultado de uma nova tecnologia (a tecnologia digital)

Ser radio-centric ou audience-centric (pensar na rádio ou na audiência)

Perante a opção da industria norte-americana de Pôr os receptores FM em todos os telemóveis, Kurt Hanson alerta:

«There are (at least) two ways you can view radio's future. Either that FM/AM "chips" need to be installed in every device that moves, whether it resembles a "radio" or not - or that radio as an industry needs to translate its content to everything that moves in original ways, and those are unlikely to be in the same form as that content currently lives on air. I am squarely in the latter category.  Most broadcasters seem to be in the former one. The idea of sticking radio into every mobile device is radio-centric, not audience-centric. And if there's anything - ANYTHING - you should learn about the rapid pace of technological change, it's this: It is being driven by newly empowered audiences, not by the mega-industries serving their own interests.

So while you may want a radio inside every mobile device, your audience says they don't need this because they already have a radio - in fact, several - everywhere - thank you very much. What they want is for you to transform your "radio" content into a new experience worthy of the gadgets that experience lives in

O problema dos pagamentos às músicas que passam na rádio (EUA) net e FM

«Internet broadcasters have long paid royalty rates to stream music on their Web sites, but traditional radio stations have not had to pay because, they argue, exposure on their radio stations leads to increased record sales and profits for artists. (...) Nonetheless, Rep. Zoe Lofgren, D-Calif., argued that it was unfair that radio stations, which made $16 billion in revenue last year, did not have to pay anything when Internet radio stations are at risk of going under due to new rules regarding royalty payments. "Internet radio companies generated $150 million [last year] and they paid at least 50 percent and some paid 100 percent of their revenue," Lofgren said. "Meanwhile, the broadcast industry generated $15.5 billion and they paid nothing." (...) One of those Web radio stations that opposed the CRB rates was Pandora, which said last year that the CRB's rates could force it to shut down. Under the revamped current rates, Pandora would owe $18 million by the end of 2008 Tim Westergren, Pandora founder, said in a Tuesday phone interview. Westergren and other Internet radio advocates were on Capitol Hill this week pushing members to help stations that face extinction under the current structure, he said. "We've been walking and talking with people from the House and Senate side," he said. "We're always searching for champions."» (fonte: By  Chloe Albanesius Terrestrial Radio Facing Rates Similar to Web Radio, PAC MAG,

Caminhos para a rádio clássica (consumo passivo-activo)

«Today’s relaunch of AOL Radio (in beta) embraces that aspect of radio in many ways. First and foremost is its partnership with CBS Radio, which is replacing XM Satellite as the provider of music for 150 radio stations on AOL Radio (AOL itself continues to program another 200). Along with providing much of the music people can listen to for free, (...) (...) Two more suggestions: 1) Make personal music recommendations based on my listening habits; 2) Integrate with CBS-owned Last.fm for more music choices and social recommendations»

AOL Radio Relaunches, Now Powered By CBS: Going After Local Ads Erick Schonfeld 10/06/08 tecrunch.com

«A música via streaming é a nova rádio»

Ernst-Jan Pfauth Leonhard: “Streaming music is the new radio”, The Nextweb.com 7/06/08

(5.0 intr) Reinventa-se ou evolui

É possivel perceber duas opções para a rádio, que já existe ou que possa vir a existir:

- reinventa-se e deixa de ser rádio (é outra coisa; isto pode aplicar-se aqueles que não estando no negócio da rádio, partem desse universo, a música, e até demonstram alguma ligação, como a Pandora ou a Last.fm)

- evolui e adapta-se aos novos desafios, mantendo-se como rádio (embora com uma multiplicidade de serviços que, alguns deles já não têm nada a ver com a origem); ainda assim, haverá o fluxo único destinado a muitos

Relativamente aos utilizadores, será possível considerar quatro níveis genéricos de participação (quer na lógica de reinvenção quer na de evolução):

- nulo (consumo passivo)

- mínimo (interactividade a vários niveis)

- médio (seleccionar/escolher, personalizar)

- máximo (produzir conteúdos para colocar online e partilhar)

(5.0 intr) Da geração iPod para as novas tendências da rádio

A caracterização daquilo que será a rádio do futuro - pelo menos na proxima decada - parte, como se assumiu desde ol principio, daquele que é o comportamento (ou os comportamentos) da geração iPod. É evidente que não podemos pensar numa replicação pura e simples, até porque é sabido que o contacto com a rádio de palavra aumenta à medida em que se envelhece, mas também não faz sentido pensar que estes utilizadores vão esquecer-se do que fizeram antes ou perder hábitos adquiridos e enraízados. isso não faria qualquer sentido. Como se verá adiante, a rádio continua a ser popular, nomeadamente à medida em que falamos de gerações mais velhas, que nasceram sem digitalização e relativamente a ela demonstram insegurança. mas estas gerações serão substituidas, não por gerações com o mesmo comportamento, mas já digitalizadas.

em resumo, alguma relativização faz todo o sentido, até porque uma verdadeira caracterização far-se-á depois, com estudos, e não antes, mas é seguro apontar novos hábitos e tendências resultantes do comportamento da geração iPod. 

Mais de 4 mil estações de rádio num aparelho; como controlar a escolha?

«From today Orange will be selling its LiveRadio device, which connects to a home broadband line and allows consumers to listen to up to 4,000 internet radio stations.» (Wray, Richard, «Orange turns to internet radio in fight with rivals», The Guardian, 19/05/08) 4 mil? como se controla o excesso de escolha, como se agiliza a consulta com tanta oferta? Muito mais num display como o telemovel? Mais uma vez: escolha e controlo são coisas diferentes

Para uma compreensão dos sites de redes sociais

«While we use the term "social network site" to describe this phenomenon, the term "social networking sites" also appears in public discourse, and the two terms are often used interchangeably. We chose not to employ the term "networking" for two reasons: emphasis and scope. "Networking" emphasizes relationship initiation, often between strangers. While networking is possible on these sites, it is not the primary practice on many of them, nor is it what differentiates them from other forms of computer-mediated communication (CMC) [Computer Mediated Communication].

What makes social network sites unique is not that they allow individuals to meet strangers, but rather that they enable users to articulate and make visible their social networks. This can result in connections between individuals that would not otherwise be made, but that is often not the goal, and these meetings are frequently between "latent ties" (Haythornthwaite, 2005) who share some offline connection. On many of the large SNSs [social network sites], participants are not necessarily "networking" or looking to meet new people; instead, they are primarily communicating with people who are already a part of their extended social network. To emphasize this articulated social network as a critical organizing feature of these sites, we label them "social network sites."

While SNSs have implemented a wide variety of technical features, their backbone consists of visible profiles that display an articulated list of Friends1 who are also users of the system. Profiles are unique pages where one can "type oneself into being" (Sundén, 2003, p. 3). After joining an SNS, an individual is asked to fill out forms containing a series of questions. The profile is generated using the answers to these questions, which typically include descriptors such as age, location, interests, and an "about me" section. Most sites also encourage users to upload a profile photo. Some sites allow users to enhance their profiles by adding multimedia content or modifying their profile’s look and feel. Others, such as Facebook, allow users to add modules ("Applications") that enhance their profile.» (boyd e Ellison, 2007: 2)

Rogério Santos: «Uma rede social é formada na internet com dispositivos de troca e partilha de mensagens e ficheiros, chats, grupos de discussão, blogues, música, álbuns fotográficos e vídeos e interactividade nos telemóveis, que ligam amigos e amigos de amigos. Angaria amigos físicos e virtuais, reunidos por um tema, agregando novos utilizadores por convite, e decalca a relação como se fossem convites para participar numa festa ou grupo. Exponencia o lado lúdico, com actualização como se fosse um noticiário de amigos – festas, férias, fotografias, ponto de encontro virtual. (...) Conforme as mesmas investigadoras (Boyd e Ellison, 2007), define-se a rede social como um serviço de internet que permite aos indivíduos: 1) construir um perfil público dentro de um sistema definido, 2) articulando outros utilizadores com quem estabelecem ligações, 3) atravessando a sua lista de ligações com outros utlizadores dentro do sistema. O que torna distinta a rede social, continuam Boyd e Ellison, não é tanto fazer contactos com desconhecidos mas articular e tornar visível as redes sociais a que um utilizador pertence. Em muitas das redes sociais, concluem os dois investigadores, a rede social serve principalmente para comunicar com as pessoas que já pertencem a essa rede.»

Q e NME lançam-se na rádio; o que significa?

Duas das mais importantes revistas britânicas da área musical (re)lançam-se na rádio, nomeadamente através do DAB («Two of Britain's biggest music magazines are getting into the radio business. First was Bauer-owned monthly magazine Q, Britain's biggest-selling music magazine (...) On June 2, it relaunched its Q Radio service -- previously a DJ-free automated playout service -- on DAB digital radio in London, digital TV platforms nationwide and online. On June 24, IPC Media-owned music weekly NME (circulation 64,033) will launch NME Radio on similar platforms, with additional temporary FM availability via limited local licenses»). O que é que isto significa?

Por um lado que estão a aproveitar a possibilidade de distribuir um conteúdo por várias plataformas - pelo menos enquanto não houver uma que seja a dominadora e faça desaparecer as outras; essa será a Internet, até porque estas duas revistas, como se pode ler, têm, «"The potential for both is huge, because both brands are known worldwide," says Parlophone U.K. head of radio Kevin McCabe» (ou seja, estão a viver o tempo de transição actual, de hibridismo e de icerteza);  por outro, penso, se o estão a fazer agora e não antes é porque perceberam o potencial online que o áudio e a musica têm.

Ambas vão ter emissões ao vivo (a emissão rádio convencional) e blocos gravados.

fonte: SUTHERLAND, Mark, «UK music mags tune in to radio's power, Reuters, Jun 6, 2008

Controlar a escolha... a partir do Google

«(...) teremos excesso de oferta. 30 ou 40 mil 'streamings' sonoros, por exemplo, à espera da nossa escuta. Como resolver? A resposta está no Google. Quanto maior a oferta, mais necessidade haverá de controlar a escolha. O consumo será mais activo, porque exigirá kais de nós, mas parece-me que tão importante como ter os conteudos é conseguir controlar a escolha, de modo a que consumidor consiga... consumidor» (Meneses, João Paulo, «Convergir na recepção», Meios & Publicidade, 06/06/08, pág. 10)

A rádio foi a primeira rede social

«Terrestrial radio has done a lot of things wrong in recent years but a way for them to get back in the game and re-establish their relevance is to make sure this is not an opportunity lost. Radio ain’t dead, but it’s broken. It’s critical for radio to re-engage listeners in new (and old!) ways. And the whole ‘social thing’ is a big opportunity to re-engage. Back in the day, the great state of New Jersey had an advertising campaign designed to promote tourism (and if there was any U.S. State that needed a campaign to promote tourism, it was New Jersey – Bruce Springsteen and the Jersey Shore not withstanding). The tagline of the campaign was New Jersey and You – Perfect Together! Taking creative license from the Garden State, I propose a slogan which applies to the topic at hand: Radio and Social Networks – Perfect Together! So let’s get right to it – why are they perfect together? The fact is, at their core radio stations are and have always been social networks. In fact, they are the oldest mass-media social networks. (I’m sure the cavemen had their own version of a social network, but it probably involved cave drawings or something and sure wasn’t powered by technology!). Bound by music, lifestyle or point of view, a good radio station identifies, captures, becomes a source of entertainment and information for, and provides a voice and identity for specific communities of people. They do this by providing these communities of people with content that is important to them. Content that is relevant, interesting and exciting. Listeners to a great radio station feel like they are part of something – something bigger than themselves. They feel like they are part of a larger community of people who like what they like, who feel what they feel and who have similar experiences as they do. They feel connected

fonte: «May 16, 2008 Radio + Social Networks = Perfect Together Billy Sabatini (via NetFM)

O futuro da rádio

«The future of radio is about increasing listeners through “Internet and mobile, and building a strong online community around music tastes,” said Vineet Jain, managing director of Bennett, Coleman, in an e-mailed response to questions.»

fonte: «Indian Media Giant Buys Virgin Radio From Scottish Firm», By HEATHER TIMMONS NYT June 2, 2008

Fazer uma rádio pessoal a partir de casa (ou melhor, música)

«iRadeo is a free streaming radio platform that allows anyone to stream their MP3 or WAV files. Once installed, iRadeo will automatically detect and stream any supported file format that has been uploaded to a specified directory.

You download the iRadio files, open the config.php file to update your settings and preferences, then upload all the files and folders to your own web server. Then, you simply insert the iRadeo player code into any webpage and visitors can stream your playlist. The amount of maximum listeners is only limited by your web hosting limitations.» (Corey Deitz

O áudio será sempre secundário? (intr)

Não há nem haverá um YouTube para o áudio.

O áudio não tem competências suficientes para ser - por si só - um conteúdo primário.

O áudio tenderá a ser sempre (ou quase sempre), como hoje acontece com a rádio e genericamente com a música, um conteúdo secundário, de acompanhamento, de acumulação.

Por isso quando se fala em consumo activo não se está a comparar áudio com o vídeo (a pôr no mesmo plano), está a querer dizer-se duas outras coisas:

- que mesmo sendo apenas áudio, e resultado da vontade do público de intervir, o consumo será MAIS activo do que acontece hoje (que não nos limitaremos a ligar e a desligar e a escolher as estações, mas também a seleccionar conteúdos, a criar perfis, a actualizar programações em funções de gostos);

- que ao áudio, podem juntar-se outros conteúdos, esses sim mais primários, que permitem uma participação mais activa.

Ou seja,o consumo pode ser activo e secundário, globalmente. É secundário em resultado duma intervenção activa.

O que é o primetime? O online...

«“The days of the ‘lineup’ are numbered,” Mr. Wolf said. In other words, with fewer viewers watching linear over-the-air television, networks can’t assume that a heavyweight lead-in like “Dancing With the Stars” will keep viewers watching all the way to the late local news, a pattern that has helped networks introduce new shows.

It may also mean that matching up programs becomes less important, or at least less potentially damaging. Last fall’s powerhouse Thursday at 9 p.m. match-up — ABC’s “Grey’s Anatomy” versus CBS’s “CSI” versus NBC’s “The Office” — was a scheduling move influenced by time-shifting. All three shows are popular among the young, upscale viewers who record and stream shows most often.

“I think that scheduling decision would have been a lot harder to make in a non-DVR world,” said a senior network executive who spoke on the condition of anonymity in order to be candid about the issue. “It would have been more of a zero-sum game then.”»

New York Times, In the Age of TiVo and Web Video, What Is Prime Time? Brain Stelter, 12/05/08

 The Control-Variety-Choice architecture of TiVos/DVRs and the Internet, especially due to the growth of network television sites that offer shows like The Office and Lost whenever you want to see it.

We saw this in our Tech Poll IV in a new question that revealed that four of every ten Rockers now have a TiVo or DVR.  The implications of this are obvious if you're in the TV business.  But what if you're in radio?

Tech_poll_4_tivo_2

At what point will "morning drive" not hold its traditional lead over all other dayparts (aside from PPM)?  When will radio have a podcasting model that makes it convenient for fans of morning shows to be able to easily time-shift their listening?  (And keep in mind that if a PPM respondent listens to a podcast within 7 days of its original airdate, it "counts" in the ratings.)