Blogia
Transistor kills the radio star?

A publicidade na internet

"(...) na Internet (o suporte responsável pela reestruturação do sector publicitário e pela redistribuição das receitas publicitárias), em grande parte fomentados pela propagação da banda larga e pelo aperfeiçoamento dos sistemas métricos (segundo algumas entidades, a internet dispõe do melhor sistema de medição e de análise de audiências). No Reino Unido o investimento publicitário on-line superou já o da rádio e nos Estados Unidos da América perspectiva-se igual cenário a partir de 2006.

 

"Relativamente à rádio, tem-se observado um acentuado decréscimo da sua quota de publicidade desde meados de 2002. Esse declínio coincidiu com a propagação dos suportes on-line e obrigou a um reposicionamento estrutural estratégico. Neste sentido, a rádio, num claro exemplo de que a tecnologia digital, mais de que um concorrente directo de mercado, poderá funcionar como uma plataforma complementar, decidiu beneficiar de algumas das mais-valias proporcionadas pelas mesmas:

- Disponibilização de formas alternativas de consumo de rádio (o consumo de rádio no Reino Unido a partir das novas tecnologias aumentou 22% em 2004);

- Aumento do consumo de rádio no exterior das residências e dos carros;

- Atracção e fidelização dos consumidores mais jovens;

Em suma, o futuro da rádio afigura-se bem mais positivo do que há 4 anos atrás porque as tecnologias digitais criaram novas oportunidades de mercado e diversificaram a oferta das mesmas.»

("O investimento publicitário global por suporte de comunicação", Obercom, (E.P) 10-02-2006)

0 comentarios