Blogia
Transistor kills the radio star?

O primeiro sucesso da mobiletv em Portugal (Floribella)?

«Foi anunciado como um projecto inovador: "O primeiro episódio de uma novela de massas é exibido on-line e no telemóvel, na véspera da sua estreia em televisão". O primeiro episódio da segunda temporada de Floribella foi visto 55 mil vezes na Internet e é apresentado como um dos maiores êxitos da Mobile TV desde a sua criação. João Pedro Galveias, director da SIC Multimédia, não tem dúvidas: "É uma vitória para o on-line. Há um produto de televisão generalista que estreou na Internet e teve um "estádio de futebol cheio de pessoas" a vê-lo".
O episódio foi posto em exibição às duas horas do dia 19 de Abril e foi retirado às 19 horas do dia seguinte (hora de estreia na SIC). A acção bateu todos os recordes de audiências. Em apenas 18 horas, o primeiro episódio da nova série da Floribella foi visto mais de 30 mil vezes e, como antecipa Pedro Soares, director da SIC on-line, "alcançará o número um do top de vídeos mais vistos antes da estreia oficial, em Portugal".
Para a rede móvel, o resultado desta iniciativa é também muito positivo. Os operadores são unânimes em garantir que esta operação foi um sucesso para o implemento da Mobile TV e da Terceira Geração (3G) em Portugal. João Ochoa, responsável pelo departamento de conteúdos da TMN, explicou que "a transmissão obteve um share de 22% no dia 19 de Abril". As outras operadoras não conseguiram, para já, avançar números sobre a antestreia da Floribella no Mobile TV, mas não deixam de reafirmar o seu êxito. Trata-se do início de uma longa caminhada que parece ter um objectivo bem traçado. "Pretendemos dar a conhecer o serviço, evidenciando as suas qualidades, benefícios e promovendo a experimentação", diz Joana Ribeiro da Silva, directora dos serviços de dados para particulares da Optimus.
Quem quis ver Floribella em antestreia no telemóvel pôde fazê-lo de maneira totalmente grátis, através do serviço Mobile TV, acessível com qualquer telemóvel 3G. "É um serviço tecnologicamente inovador e tem vindo a registar uma adesão acima de todas as expectativas", diz João Ochoa. Com este serviço, podemos ver televisão no telemóvel com as funcionalidades mais avançadas da TV tradicional. António Carriço, director de Produtos Globais e Inovação da Vodafone, explica: "Até Janeiro do ano presente, já tínhamos registado mais de três milhões de acessos a canais de televisão no telemóvel".
O acesso ao serviço é efectuado através da homepage do portal das operadoras móveis ou pela lista de canais. Qualquer pessoa pode aceder ao serviço a partir da subscrição de tarifários distintos para as três operadoras, que, de uma maneira geral, variam entre os 0,90? e os 1,90? para quem o queira utilizar por um dia e 7,50? para quem queira fazer um contrato mensal, havendo, naturalmente, pacotes especiais.
O futuro passa por aqui?
"É preciso ter uma dose de risco, mas, pelo sucesso desta iniciativa, acho que fica claro que se vai acreditar mais nestas plataformas e nestes formatos", diz João Pedro Galveias, director da SIC Multimédia.
O caso das operadoras móveis é mais complexo, pois envolve custos, tarifários e condições de acesso. "Acreditamos que irá haver um crescimento elevado deste serviço, que é já visível de mês para mês. O crescimento da base de terminais 3G será um factor fundamental para o seu sucesso", explica Joana Ribeiro da Silva.
O serviço, com lançamento e evolução que varia entre as redes móveis, está ainda no início do seu ciclo de vida, mas, para as operadoras, representa um forte potencial de crescimento. Para esta directora da Optimus, não há dúvidas de que, "nesta área, existirão grandes evoluções".
E conclui: "Trata-se de um conceito disruptivo, onde a caixa que mudou o mundo não está na nossa casa, mas anda connosco
para todo o lado". »

fonte: «On-line triunfa com estreia de Floribella», Público, 26.04.2007, Inês Caridade

1 comentario

fAUPXfNpoMT -

AcaJxo btoshwzhoexn, [url=http://ioglojnjjbsw.com/]ioglojnjjbsw[/url], [link=http://uikyzuhgzoie.com/]uikyzuhgzoie[/link], http://jbowduvgsjwi.com/