Blogia
Transistor kills the radio star?

O DVB-H em Portugal

(um excerto) "Dos testes de laboratório para o mundo real, as primeiras ofertas comerciais de televisão móvel suportada em DVB-H arrancam durante o primeiro semestre deste ano. Na mesma altura, a fabricante disponibiliza o seu primeiro equipamento comercial compatível com o serviço, o N92. Em Portugal está por esclarecer a forma como será distribuída a frequência necessária para operar a tecnologia. São elementos que fazem parte dos regulamentos da licença ainda não divulgados, diz o regulador. É no entanto claro que a tecnologia pode lançar um novo equilíbrio entre operadores de telecomunicações móveis e broadcasters com a introdução de modelos de negócio mais penalizadores para os móveis.
A Vodafone Portugal garante que está a direccionar as suas baterias para a 3G, mas vai também participar num piloto de DVB-H, já autorizado pelo regulador, que envolve também a Media Capital e a Nokia. O teste envolve 500 utilizadores e realiza-se na região de Lisboa. O grupo SGS, através da Ar Telecom, foi o primeiro a usar a autorização regulamentar para experimentar a tecnologia do ponto de vista técnico e garante ter obtido resultados muito positivos.
Entretanto, vão surgindo os primeiros serviços de televisão mais a sério, suportados na 3G, que os operadores defendem ter ainda muito para dar a nível multimédia. Já este ano operadores como a Vodafone contam fazer o upgrade da rede, mais que duplicando a velocidade de transmissão de dados actual, o que se irá traduzir em ganhos para o utilizador ao nível da qualidade. Para ajudar a tirar melhor partido deste novo mundo de parcerias também a Ericsson fixou em Portugal um Media Competence Center que pretende ajudar os grupos de media a formatarem os seus conteúdos para telemóvel."Zapping móvel" (por subscrição), Cristina A. Ferreira/Casa dos Bits, revista Dia D (Público), ano 1, nº 21, 6/2/06

 

 

0 comentarios