Blogia
Transistor kills the radio star?

3.6.1.1 A televisão portátil em Portugal

O primeiro sucesso da mobiletv em Portugal (Floribella)?

«Foi anunciado como um projecto inovador: "O primeiro episódio de uma novela de massas é exibido on-line e no telemóvel, na véspera da sua estreia em televisão". O primeiro episódio da segunda temporada de Floribella foi visto 55 mil vezes na Internet e é apresentado como um dos maiores êxitos da Mobile TV desde a sua criação. João Pedro Galveias, director da SIC Multimédia, não tem dúvidas: "É uma vitória para o on-line. Há um produto de televisão generalista que estreou na Internet e teve um "estádio de futebol cheio de pessoas" a vê-lo".
O episódio foi posto em exibição às duas horas do dia 19 de Abril e foi retirado às 19 horas do dia seguinte (hora de estreia na SIC). A acção bateu todos os recordes de audiências. Em apenas 18 horas, o primeiro episódio da nova série da Floribella foi visto mais de 30 mil vezes e, como antecipa Pedro Soares, director da SIC on-line, "alcançará o número um do top de vídeos mais vistos antes da estreia oficial, em Portugal".
Para a rede móvel, o resultado desta iniciativa é também muito positivo. Os operadores são unânimes em garantir que esta operação foi um sucesso para o implemento da Mobile TV e da Terceira Geração (3G) em Portugal. João Ochoa, responsável pelo departamento de conteúdos da TMN, explicou que "a transmissão obteve um share de 22% no dia 19 de Abril". As outras operadoras não conseguiram, para já, avançar números sobre a antestreia da Floribella no Mobile TV, mas não deixam de reafirmar o seu êxito. Trata-se do início de uma longa caminhada que parece ter um objectivo bem traçado. "Pretendemos dar a conhecer o serviço, evidenciando as suas qualidades, benefícios e promovendo a experimentação", diz Joana Ribeiro da Silva, directora dos serviços de dados para particulares da Optimus.
Quem quis ver Floribella em antestreia no telemóvel pôde fazê-lo de maneira totalmente grátis, através do serviço Mobile TV, acessível com qualquer telemóvel 3G. "É um serviço tecnologicamente inovador e tem vindo a registar uma adesão acima de todas as expectativas", diz João Ochoa. Com este serviço, podemos ver televisão no telemóvel com as funcionalidades mais avançadas da TV tradicional. António Carriço, director de Produtos Globais e Inovação da Vodafone, explica: "Até Janeiro do ano presente, já tínhamos registado mais de três milhões de acessos a canais de televisão no telemóvel".
O acesso ao serviço é efectuado através da homepage do portal das operadoras móveis ou pela lista de canais. Qualquer pessoa pode aceder ao serviço a partir da subscrição de tarifários distintos para as três operadoras, que, de uma maneira geral, variam entre os 0,90? e os 1,90? para quem o queira utilizar por um dia e 7,50? para quem queira fazer um contrato mensal, havendo, naturalmente, pacotes especiais.
O futuro passa por aqui?
"É preciso ter uma dose de risco, mas, pelo sucesso desta iniciativa, acho que fica claro que se vai acreditar mais nestas plataformas e nestes formatos", diz João Pedro Galveias, director da SIC Multimédia.
O caso das operadoras móveis é mais complexo, pois envolve custos, tarifários e condições de acesso. "Acreditamos que irá haver um crescimento elevado deste serviço, que é já visível de mês para mês. O crescimento da base de terminais 3G será um factor fundamental para o seu sucesso", explica Joana Ribeiro da Silva.
O serviço, com lançamento e evolução que varia entre as redes móveis, está ainda no início do seu ciclo de vida, mas, para as operadoras, representa um forte potencial de crescimento. Para esta directora da Optimus, não há dúvidas de que, "nesta área, existirão grandes evoluções".
E conclui: "Trata-se de um conceito disruptivo, onde a caixa que mudou o mundo não está na nossa casa, mas anda connosco
para todo o lado". »

fonte: «On-line triunfa com estreia de Floribella», Público, 26.04.2007, Inês Caridade

O primeiro programa para telemóveis

«Quinze é o primeiro programa criado de raiz para ser exibido em mobile TV. A iniciativa coube à Produções Fictícias (PF) que, em parceria com a RTP, assina a co-produção deste programa com estreia marcada para hoje no canal mobile da estação pública. "São 15 escolhas, notícias, sugestões de filmes, frases ou eventos que marcam a semana", explica Nuno Artur Silva, responsável das PF. O programa semanal, diz Carlos Vargas, dirige-se a um target "jovem, urbano e exigente e que, em termos de faixa etária, se situa entre os 14 e os 35 anos”. A apresentação foi entregue, depois de um casting, à estreante Sónia Balacó, e a realização e edição do programa à Daltonic Brothers. Quando questionado sobre o investimento que envolveu esta co-produção, sem precisar valores, Nuno Artur Silva fala de "orçamento à escala do próprio meio". Também Carlos Vargas não é muito eloquente neste assunto. "Esta é uma produção de baixo-custo, já que o orçamento da RTP Mobile tem de ser proporcional àquilo que actualmente o mercado (nesta área) representa", diz o responsável. "Este é um mercado emergente que tem vindo a crescer de forma sustentada, uma informação que nos é transmitida pelos três operadores móveis com quem colaboramos", afirma Carlos Vargas.

A RTP está na televisão móvel desde Agosto e, até finais de Fevereiro, tinham sido feitos meio milhão de acessos à RTP Mobile. "Esperamos que esta iniciativa, que é o lançamento de um programa especificamente criado para o meio mobile, funcione como um estímulo para os nossos parceiros tecnológicos, em particular os operadores móveis, para o reforço da divulgação do serviço", afirma Carlos Vargas. Relativamente a novas iniciativas com as mesmas características, o responsável da RTP Mobile adianta que tem uma série de projectos em análise, contando até ao Verão "poder apresentar um de grande impacto".»

fonte: «RTP e PF produzem programa para mobile TV», Ana Marcela, 27 de Abril de 2007

Televisão no telemóvel em Portugal

Conclusões principais de um dossiê publicado pelo Diário de Notícias, 11/11/06: «Televisão no telemóvel é 'o novo pequeno écrã'», Paula Brito:

- «Agora, é a vez da Mobile TV, denominação dada pela TMN, Vodafone e Optimus à televisão no telefone. Adeus 3G, chegámos à era 3,5G. Ao todo, são mais de 30 canais, distribuídos por sete categorias, acessíveis 24 horas por dia, por valores que vão desde os 90 cêntimos por dia aos 7,50 euros por mês, acrescidos, para quem gostar de conteúdos premium, de 3,5o euros por canal. Apenas a Vodafone revela números: já bateu o milhão de acessos, valor que lhe permite afiançar que superou todas as expectativas. TMN e Optimus, que não revelam números, também partilham, porém, desta visão. Uma visão que já as faz olhar para o futuro, nomeadamente para a tecnologia DVB-H, que permite o acesso a serviços de vídeo via broadcast, mas sobre a qual a entidade reguladora Anacom das telecomunicações parece tardar em pronunciar-se»

- VOdafone reclama estatuto de pioneira na disponibilização do acesso à televisão e video nos telefones moveis (fevereiro de 2005), permitindo ver em directo noticiários televisivos; diz já ter um milhão de acessos; 26 canais;

- Optimus: 19 canais (a maior parte em português para superar a dificuldade de leiutura das legendas; não divulga numeros

- TMN: 21 canais, Futebol TV, 24 horas/dia (lançado em abril 2006); sem numeros;

 

SIC avança com um canal generalista e dois temáticos para o telemóvel

diz o Jornal de Negócios (3/11/06; pág. 55, Daniel Vaz):

«A SIC Portátil está a desenvolver para o primeiro trimestre de 2007 três canais para o telemóvel. João Paulino explica que as três estações serão lançados de forma faseada. O primeiro, mais generalista, será o primeiro a arrancar. "As negociações com os três operadores estão mais avançadas nuns casos. O nosso objectivo era começar ao mesmo tempo nos três. Não vamos conseguir mas vamos aproximar o lançamento o mais possível em termos temporais", explica o director da SIC Portátil».

Ponto da situação do mobile tv em Portugal

«A TMN disponibiliza o serviço Mobile TV, através do portal i9, podendo os clientes optar por uma subscrição mensal de 7,5 euros ou, em alternativa, um acesso de 24 horas por 90 cêntimos.

Qualquer destas opções permite um acesso ilimitado a todos os canais, incluindo o novo canal dedicado ao futebol nacional, com excepção aos canais Premium com programação para adultos, que são taxados separadamente pelo valor de 3,5 euros por um período de 24 horas.

O tarifário de subscrição da Vodafone e da Optimus é igualmente de 7,5 euros, registando-se pequenas variações na taxação de canais.

TMN, Vodafone e Optimus estão já a comercializar dois modelos 3,5G da Sam-sung. A Vodafone comercializa o ZV50 por 449,90 euros, enquanto o Z560 é vendido pela TMN por 489,90 euros e pela Optimus por 459,90 euros.

Com a chegada de novos modelos, e à semelhança do que tem acontecido, os preços destes telemóveis vão claramente baixar e cada vez mais pessoas poderão ter acesso aos conteúdos disponibilizados»

fonte: Correio da Manhã, «Televisão chega ao mais pequeno ecrã», 6/9/06

Um canal exclusivo para telemóveis

« (...)a TMN reforça a sua oferta de Mobile TV com o lançamento em primeira-mão do canal Futebol Mobile TV. Dedicado integralmente às notícias e imagens do futebol nacional, o novo canal é uma parceria TMN e Sportinveste Multimédia. O canal Futebol Mobile TV apresenta as antevisões de cada jornada do campeonato português, onde se incluem resumos de confrontos anteriores entre as equipas e, após cada jornada, o resumo de todos os jogos da bwinLIGA. Único canal móvel dedicado exclusivamente ao futebol, proporciona 24 horas de informação, com classificação, melhores marcadores e muitas notícias (...) (do press release da TMN)

A TVI e a mobile TV

«A TVI só avança para a Mobile Tv 'quando encontrar um modelo de negócio que seja vantajoso', afirmou ao Jornal de Negócios José Louro, responsável pela área Multimédia da estação da Media Capital, numa altura em que a RTP já arrancou com o RTP Mobile e a SIC anunciou que vai avançar até ao final do ano. (...) admitem que ainda não conseguiram chegar a acordo com as operadores de telecomunicações - TMN, Vodafone e Optimus - acerca dos valores a pagar pelos conteúdos que a estação pode fornecer. (...) 'Não gostaríamos de entrar agora num negócio com valores muito baixos porque, daqui a seis meses, o mercado pode crescer em tal ordem que esses valores se tornam completamente ridículos. (...) Em Portugal é difícil avaliar este mercado. O serviço é recente e faltam dados que permitam quantificar o numero de utilizadores de serviços 3G ou 3,5G (...) e as próprias televisões avançam para os modelos de negócio sem números concretos, como já admitiram a RTP e a SIC»

fonte: »Modelo de Negócio do Mobile TV ainda não atrai a TVI», Jornal de Negocios, 24/8/06, Catarina Carneiro de Brito (pag 39)

Um primeiro canal de TV só para telemóveis

«Está desde ontem a emitir o novo canal da RTP exclusivamente destinado a equipamentos móveis com funcionalidades 3G. Chama-se RTP Mobile e pode ser acedido através das três operadoras nacionais – Optimus, Vodafone e TMN. O RTP Mobile disponibilizará conteúdos próprios ou adaptados a este tipo de plataforma e o seu acesso implica uma subscrição mensal fixa de 7,50 euros ou, em alternativa, a adesão a um sistema pay-per-view, em que o utilizador só paga o que quiser ver, podendo aceder apenas a conteúdos específicos como, por exemplo, aos episódios das séries Gato Fedorento e Contra-Informação

fonte: Exame Informatica

Mais aqui

Mobile TV na TMN - 21 canais

de acordo com o DN de hoje, a TMN disponibiliza desde ontem 21 canais, 24 horas por dia (oferta única no mercado português), em parceria com a TV Cabo. O AXN está em estreia, tal com os restantes a partir do portal móvil i9 3G (não encontrei on line na pagina TMN qualquer informação...).

O futebol nos telemóveis

«A Alcatel vai fornecer à Sportinveste Multimédia uma solução de Mobile TV para a cobertura da Liga Portuguesa de Futebol que permitirá criar e distribuir programas desportivos em formato específico para telemóveis. “A solução está a ser estudada junto dos operadores móveis. Trata-se de um canal de futebol especificamente formatado para Mobile TV”, afirmou ao Diário Económico Diogo Caldas, director-geral da Sportinveste Multimédia, escusando-se a falar no valor do contrato assinado com a Alcatel.  Os conteúdos serão notícias, resumos de jogos, classificações, etc..., mas não a transmissões dos desafios. O mais comum actualmente na área da Mobile TV ainda é a transmissão dos próprios conteúdos televisivos nos telemóveis, sem adaptações específicas ao formato.
“Trata-se de personalizar conteúdos para os fãs de futebol em Portugal”, explicou, por sua vez, José Camões Vieira, director de comunicação da Alcatel. (...) Para Diogo Caldas, os jogos de futebol no telemóvel estão predestinados a ser a próxima forma de entretenimento de massas mais popular em Portugal. “A solução fornecida pela Alcatel  permite-nos criar, formatar, adaptar e distribuir conteúdos de vídeo para telemóveis com uma grande liberdade e de uma forma económica”, acrescenta o mesmo responsável.
Tanto os operadores móveis como a Sportinveste, enquanto distribuidora e detentora de conteúdos, ganham com esta solução a oportunidade de realização de receitas em novos negócios junto dos utilizadores dos telemóveis de terceira geração»

fonte: «Resumos dos jogos da Liga em Mobile TV», Diário Económico, Carla Castro, 2006-04-10

O DVB-H em Portugal

(um excerto) "Dos testes de laboratório para o mundo real, as primeiras ofertas comerciais de televisão móvel suportada em DVB-H arrancam durante o primeiro semestre deste ano. Na mesma altura, a fabricante disponibiliza o seu primeiro equipamento comercial compatível com o serviço, o N92. Em Portugal está por esclarecer a forma como será distribuída a frequência necessária para operar a tecnologia. São elementos que fazem parte dos regulamentos da licença ainda não divulgados, diz o regulador. É no entanto claro que a tecnologia pode lançar um novo equilíbrio entre operadores de telecomunicações móveis e broadcasters com a introdução de modelos de negócio mais penalizadores para os móveis.
A Vodafone Portugal garante que está a direccionar as suas baterias para a 3G, mas vai também participar num piloto de DVB-H, já autorizado pelo regulador, que envolve também a Media Capital e a Nokia. O teste envolve 500 utilizadores e realiza-se na região de Lisboa. O grupo SGS, através da Ar Telecom, foi o primeiro a usar a autorização regulamentar para experimentar a tecnologia do ponto de vista técnico e garante ter obtido resultados muito positivos.
Entretanto, vão surgindo os primeiros serviços de televisão mais a sério, suportados na 3G, que os operadores defendem ter ainda muito para dar a nível multimédia. Já este ano operadores como a Vodafone contam fazer o upgrade da rede, mais que duplicando a velocidade de transmissão de dados actual, o que se irá traduzir em ganhos para o utilizador ao nível da qualidade. Para ajudar a tirar melhor partido deste novo mundo de parcerias também a Ericsson fixou em Portugal um Media Competence Center que pretende ajudar os grupos de media a formatarem os seus conteúdos para telemóvel."Zapping móvel" (por subscrição), Cristina A. Ferreira/Casa dos Bits, revista Dia D (Público), ano 1, nº 21, 6/2/06

 

 

televisão no telemóvel: agora a TMN e a Optimus

Expresso de 23/12/05 (pág. 13, suplemento economia)

A TMN e a Optimus tambem vão oferecer canais de televisão "no primeiro trimestre de 2006". Juntam-se assim à Vodafone, "disponibilizando 24 horas de emissão televisiva em tempo real, através das respectivas redes 3G".

A TMN espera oferecer entre 10 e 15 canais, a Optimus refere os 13 do pacote básico Mobile TV. O Expresso salienta uma diferença significativa face à Vodafone: a introdução de canais de desenhos animados  (Panda) e a ausência de canais pornográficos.

Mais da televisão no telemóvel em Portugal

A propósito desta notícia "TVI e TMN lançam no início de 2006 um projecto de «mobile TV»" (esta semana desmentida, pág. 18, Caderno de Economia), o Expresso de ontem volta ao assunto com uma nova notícia: "14 canais no bolso", dando conta do projecto da Vodafone de oferecer (por um preço que variaráentre €7,5 e €20) 14 canais por dia, em tempo real, através da tecnologia 3G. No fundo trata-se de um relançamento do mal sucedido projecto chamado "Mobile TV" (a partir do Vodafone Life), que actualmente disponibiliza o Euronews 24 horas dia e os noticiários da tVI, SIC e RTP.

Algumas notas:

- trata-se de um projecto condenado à partida, uma vez que não assenta na tecnologia que está a ser desenvolvida (DVB-H), mas limita-se a passar para o ecrã dos telemóveis normais um produto que é feito para ver em écrã largo (uma coisa é ver videoclipes da MTV, outra ver a serie 24 ou CSI e não conseguir ler as legendas...).

- tal como os visores, as baterias dos telemoveis não estão preparadas para estas recepções (descarregam mais facilmente);

- a sobrecarga da rede, a lentidão de transmissão e os cortes na recepção são outros problemas;

- a mesma notícia diz que, para além da 3G, a Vodafone está a desenvolver um projecto de Mobile TV, com base na tecnologia DVB-H, com a TVI e a Nokia (isto sim já a sério)

"TVI e TMN lançam no início de 2006 um projecto de «mobile TV»

É uma notícia do Expresso (caderno de economia) de sábado passado (19/11/05) com este título: "Televisão no telemóvel" (Catarina Nunes e João Ramos). E conta que, "baseado na tecnologia DVB-H, em parceria com a Nokia", a TVI e a TMN estão a preparar para levar televisão aos telemóveis.

O Expresso tambem conta que a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) tem pedidos, além deste, da Siemens e da SGC para ensaios com a mesma tecnologia. Não há datas para um eventual concurso de emissão digital..

Algumas ideias:

- faltam produtos comerciais para inserir nesses telemóveis;

- são poucos e caros os telmóveis que podem receber esta emissão;

- para as televisões há uma fonte de receitas: venda de programas e de publicidade; para os fabricantes, há a venda de mais terminais e para os operadores, mais tráfego;

- um estudo divulgado pela Noki refere que 2010 existirão 74 milhões de utilizadores a nível mundial com tecnologia europeia DVB-H (diferente da que existe na Coreia do Sul e no Japão, onde a televisão por telemóvel já está em exploração comercial);

- Neste momento os 3 canais de televisão disponibilizam conteúdos atraés da 3G e GRPS. "Por exemplo, a Vodafone já tem televisão em directo com o serviço da Euronews, 24 horas por dia, da RTP1 (11 horas por dia) e noticiários da RTP1, SIC e TVI. O problema é que este modelo de transmissão ainda pesa no bolso do utilizador e se o acesso for muito intenso a ligação à rede vai abaixo". 

"na última edição do Mipcom, feira internacional de programas de televisão que decorre em Cannes, a «mobile tv» foi considerada a maior oportunidade na história da televisão"