Blogia
Transistor kills the radio star?

A musica requer pouca interactividade (multitasking)

A partir do estudo A Internet em Portugal (2003-2007) , do Obercom:

- quando se pergunta se ouvem mais ou menos musica desde que utiliza a net, 88,9% dizem que ouvem igual; a mesma perguntab quanto à audição de rádio:, 89,8 dizem que ouvem igual (pag 29)

Quanto ao multitasking, ou seja, às tarefas simultaneamente realizadas pelos cibernautas aquando da utilização da Internet, ocorre uma clara preferência pela prática de ouvir música enquanto usufruem daquela, o que se estende a mais de metade da amostra (55,1%). Muito afastada encontra-se a prática de falar ao telefone/telemóvel, apontada apenas por 20,1% dos inquiridos; bem como a prática de falar em chats ou programas de mensagens instantâneas, pelo qual optam 19,7% dos indivíduos. Ou seja, enquanto se navega na web realizam-se essencialmente actividades que requerem pouca interactividade (como ouvir musica). As actividades que apelam a um uso mais intenso dos sentidos, como ver televisão, ou que requerem capacidade de resposta, como utilizar chats e falar ao telefone, são menos utilizadas» (pag 30)

- práticas frequentes enquanto se utiliza a interent: ouvir musica, 55,1%, ouvir rádio 12,5, utilizar chats ou programas de mensagens instântaneas (ex-MSN): 19,7%, ver televisão, 10,5%, falar ao telefone/telemovel, 20,1% (pag 30)

(notas minhas: é preciso definir bem o que é que se entende por multitasting; pressupõe por exemplo uma actividade extra para além de navegar numa determinada pagina, com ou sem net? Usar a internet é simplesmente abrir o browser ou, mais do que isso, é abrir uma pagina e navegar? Multitasking pressupõe pelo menos duas actividades. Ver televisão não é compativel com mais nada - se entendida ao mesmo tempo - a não ser que a outra função seja ter apenas a internet activa ou ligada. Se é visitar o Louvre e ver videos no Youtube gera-se um problema de alcance metafisico! Já ouvir musica e visitar o louvre online são compativeis; mas em contrapartida posso estar apenas no youtube - isso é multitasking? Não. Será correcta a afirmação «enquanto se navega na web realizam-se essencialmente actividades que requerem pouca interactividade (como ouvir musica). As actividades que apelam a um uso mais intenso dos sentidos, como ver televisão, ou que requerem capacidade de resposta, como utilizar chats e falar ao telefone, são menos utilizadas» (pag 30)»?. Pelo contrário, navegar na internet é sinonimo de interactividade. E podemos estar a navegar na net concentrados apenas numa tarefa (se excluirmos que estar ligado, só por si, é uma delas); se o critério/pergunta for: ’além de navegar na internet, o que é que faz para além da net (que não dependa da net)’ então já se pode concluir isso; eu por exemplo estou a escrever este email e ouvir a minha colecção no iTunes, porque é só ouvir...»

 

0 comentarios