Blogia
Transistor kills the radio star?

Formatos de leitura audio: AAC vs MP3

É para mim um mistério: o mp3 é o formato mais usado, mas - são muitos os que o dizem - não é o melhor*. Esse será o AAC, que só os iPods lêem.

LDA da Creative, Philips, Samsung ou Archoslimitam-se, além do mp3, ao WMA e ao WAV. Em contrapartida, os iPods lêem o WAV mas não o WMA... 

Da última PC GUia (nº 124, Março 06): "Embora o Mp3 seja ainda o formato de ficheiro mais popula, não é o mais eficaz no que diz respeito à compressão. De facto uma faixa de mp3 pode ter até o dobro do tamanho de uma música que esteja em formato WMA". 

Os da Samsung lêem o Ogg: "muito semelhante ao MP3, mas gratuito, de fonte aberta e não patenteado".

* «O formato de áudio MP3 ganhou rapidamente popularidade com o seu conseguido equilíbrio entre qualidade de áudio e tamanho de ficheiros reduzidos, em comparação com a grande dimensão dos ficheiros imposta por formatos não comprimidos, como o WAV original. No entanto, os puristas depressa apontaram o dedo ao MP3. Apesar de ser adequado para os ouvintes comuns, existem algumas falhas inerentes a este formato que só podem resultar numa redução da qualidade.

Mesmo assim, o MP3 já provou a sua popularidade devido à forma como reduz o tamanho dos ficheiros, eliminando frequências que ocupam espaço de armazenamentoe que estão fora do alcancedo ouvido humano
»

1 comentario

Edgard Costa -

Está tudo aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Mp3

Cuidado com a relação que se está a fazer, erroneamente, entre AAC e Apple. Não são só os iPods que lêem AAC, que nada mais é que o MP4 (MPEG-4). Mas, se te interessar, leia os links no final da página para os outros formatos, principalmente o completo trabalho sobre MP-4 que será o próximo padrão e a Apple já trabalha para isto.