Blogia
Transistor kills the radio star?

3.0.1.1 A geração iPod em Portugal

"Earlier adopters" em Portugal

« Estudos recentes indicam que em Portugal 14% da população tem interesse em utilizar a televisão no telemóvel. É sobretudo a camada jovem (15-24 anos), tambem denominada earlier adopters, que puxa por este tipo de serviço»

DN, »equipamentos melhoram a experiência de ver televisão», 11/11/06, pág 3

Jovens entre os 15 e os 24 anos

Resultados de um estudo da Omnicom Media Group Portugal sobre o comportamento dos jovens face aos media:

- A faixa etária dos 15 aos 24 anos é a que dedica menos tempo a ver televisºao (menos de tres horas/dia)

- a esmagadora maioria dessa faixa etária - 90% - consome algum tipo de jornal, mas poucos ouvem rádio: quase 20%;

- quanto à internet, os jovens entre os 15 e os 24 anos representam cerca de um terço do universo dos seus utilizadores em Portugal - 33%. desse total, a grande maioria - 70% - utiliza este meio principalmente para ir buscar música, provavelmente por isso ouvem pouco rádio, para falar com os amigos ou para jogar 'online';

(em Portugal existem 1,400 milhão de pessoas entre os 15 e os 24 anos)

fonte: «Jovens entre os 15 e os 24 anos são os que vêem menos televisão» Diário Economico, 20/10/06, pág 51

Jovens ouvem mais rádio

«Os resultados do segundo trimestre de 2006 do estudo Bareme Rádio da Marktest confirmam que os jovens e os quadros médios e superiores são os maiores consumidores deste meio. (...) Uma análise por targets mostra como os homens ouvem mais rádio do que as mulheres (respectivamente, 63.2% e 48.7% de audiência acumulada de véspera) e os jovens mais do que os idosos (com o grupo dos 25 aos 34 anos a liderar as audiências, com 73.2% de audiência acumulada de véspera)» (fonte: Marktest, http://www.marktest.com/wap/a/n/id~b8a.aspx 17/8/06)

«Segundo os dados do Bareme Rádio da Marktest, disponíveis no Anuário de Media & Publicidade 2004, os indivíduos entre os 15 e os 24 são os que mais ouvem rádio. Numa análise para o ano de 2004, vemos como os vários grupos etários têm comportamentos de audiência de rádio diferenciados. Os dados globais do ano para o total rádio mostram uma curva sempre descendente à medida que a idade aumenta. O grupo dos 15 aos 17 anos é o que apresenta maior audiência acumulada de véspera, de 74.6% - superior aos 58.0% da média do universo. A partir deste grupo etário, as audiências de rádio tendem a descer sempre, para atingir os 35.8% no grupo dos indivíduos com mais de 64 anos.

Uma análise por períodos horários mostra ainda mais diferenças entre as várias idades ao longo do dia. Tal como se observa nos gráficos que apresentamos, os jovens dos 15 aos 17 anos são os que apresentam um comportamento mais diferente da média, pois se ao longo do dia registam quase sempre audiência acumulada de véspera inferior ao universo, destacam-se a partir das 17:30, quando registam valores bastante superiores a esta média.  Entre os 18 e os 24 anos o consumo tardio de rádio é também bastante superior à média, mas este grupo apresenta sempre valores acima do universo ao longo de todo o dia. Os indivíduos com idades entre os 25 e os 34 anos destacam-se, pelo seu lado, por apresentarem os valores mais elevados no período que medeia as 8:30 e as 9:30, registando também ao longo de todo o dia maior audiência acumulada de véspera do que a média do universo. Entre os 35 e os 44 anos o consumo é menor, descrevendo um padrão semelhante ao grupo etário anterior, com valores abaixo dele mas acima da média do universo. A partir deste grupo etário, registamos quase sempre valores abaixo da média do universo, sendo o grupo dos que têm mais de 64 anos o que apresenta valores mais baixos nas audiências de rádio»

fonte: «Jovens ouvem mais rádio» Marktest.com, 21 de Abril de 2005

18-24 anos - os maiores consumidores de rádio

Dados interessantes sobre o consumo de rádio em Portugal (relativos a 2005):

«Os jovens até aos 35 anos são os maiores consumidores de rádio, segundo os dados do Bareme Rádio da Marktest, disponíveis no Anuário de Media & Publicidade 2005

Os dados globais do ano para o total rádio mostram uma curva ascendente dos 15 aos 24 anos e depois sempre descendente à medida que a idade aumenta. O grupo dos 18 aos 24 anos é o que apresenta maior audiência acumulada de véspera, de 74.6% - superior aos 58.9% da média do universo. A partir deste grupo etário, as audiências de rádio tendem a descer sempre, para atingir os 39.1% no grupo dos indivíduos com mais de 64 anos.»

(fonte: Os jovens e a rádio, Marktest.com, 2 Março 2006)

Mais tempo na internet, menos nos jornais

De um estudo citado no El País ("Los jóvenes españoles reducen su consumo televisivo en favor de Internet", AGENCIAS  -  Madrid, ELPAIS.es - 08-02-2006 - 09:41):

"Los jóvenes españoles tienden a reducir su consumo de televisión en favor de Internet y, en general, el tiempo de consumo de este medio es ya superior al empleado en la lectura de prensa diaria. Son datos del informe "Medios de Comunicación. Tendencias 2006. El año de la Televisión", que señala que la población internauta es aún menor en España que en otras naciones del centro y del norte de Europa, pero es entre los adolescentes donde menos diferencias se aprecian en las prácticas de acceso a la red.

La radio es el medio menos afectado por la aparición de las tecnologías digitales, en España permanece sujeto a modelos estables de contenidos y afirma que es un medio con más influencia social que empresarial, que sigue siendo el más asequible para todo tipo de segmentos de población. En el área de la televisión, base de la nueva legislación audiovisual, el informe se refiere al aumento de la competencia, el reparto de la publicidad para más empresas, y la llegada de la Televisión Digital Terrestre (TDT) y de los contenidos, "que es el que sigue presentando menos novedades". (dica: NetFM)

"Jovens ouvem mais rádio em Portugal"

"Segundo os dados do Bareme Rádio da Marktest, disponíveis no Anuário de Media & Publicidade 2004, os indivíduos entre os 15 e os 24 são os que mais ouvem rádio.
Numa análise para o ano de 2004, vemos como os vários grupos etários têm comportamentos de audiência de rádio diferenciados.
Os dados globais do ano para o total rádio mostram uma curva sempre descendente à medida que a idade aumenta. O grupo dos 15 aos 17 anos é o que apresenta maior audiência acumulada de véspera, de 74.6% - superior aos 58.0% da média do universo. A partir deste grupo etário, as audiências de rádio tendem a descer sempre, para atingir os 35.8% no grupo dos indivíduos com mais de 64 anos."
O documento aqui.

Comentário: esta é uma das questões mais interessantes e um dos desafios mais estimulantes. À partida parece ser um ponto positivo para a rádio, porque pressupõe uma disposição prévia para; mas por outro poderá querer indicar que ouvem mais rádio por causa da música. Tendo uma alternativa, deixarão de ouvir? É o tempo das interrogações!