Blogia
Transistor kills the radio star?

Portugal ainda em contraciclo na utilização das novas tecnologias

«Portugal é dos países da União Europeia (UE) onde se vê mais televisão e se usa menos as novas tecnologias de informação e comunicação, sendo apenas batido pela Itália. E a Finlândia e Holanda são os países onde a população passa menos horas frente ao pequeno ecrã, preferindo navegar na Web ou usar outras novas tecnologias, como o telemóvel ou o comércio electrónico.
Os dados divulgados pela Fundação Orange demonstram que a tendência na UE é que os países mais desenvolvidos em matéria de sociedade de informação são os que menos vêem televisão. É o caso dos países nórdicos, tradicionalmente na vanguarda das tecnologias de informação e comunicação. A Finlândia, onde se vê, por exemplo, pouco mais de duas horas de televisão em media por dia - 169 minutos - é o país que ocupa a primeira posição no ranking do desenvolvimento da sociedade de informação.
Segue-se a Holanda, onde as horas em frente ao pequeno ecrã se ficam pelas 197, segundo um estudo da União de Televisões Comerciais Associadas (Uteca), citado pelo diário espanhol El País. E, no tal ranking da sociedade de informação, a Holanda está em segundo lugar.
Uma larga diferença das mais de quatro horas em média por dia (242 minutos ) que os italianos passam em frente à televisão, das quase quatro horas ( 225 minutos) por dia dedicadas pelos portugueses ao pequeno ecrã e dos 217 minutos ocupados pelos espanhóis. E estes são, precisamente, os países que ocupam os últimos lugares no ranking do desenvolvimento da sociedade de informação.
Nesta tabela, a Itália volta a posicionar-se em 25.º lugar, com 37 pontos. A seguir surge Portugal, com 38 pontos, e na terceira posição está Espanha, com 41 pontos.
Apesar da "má" pontuação de Portugal no que respeita ao desenvolvimento da sociedade de informação no âmbito da UE, um outro estudo recente da Fundação Orange revelava que a penetração de Internet por cá aumentou em 2006 perto de 200%, com 7,7 milhões de portugueses a terem já acesso à Internet. No entanto, o ranking sobre a sociedade de informação envolve não só o uso da Web, como também dos telemóveis e do próprio comércio electrónico.»
fonte: «Portugal prefere televisão e Finlândia usa mais a Net»., Inês David Bastos, DN, 14/11/07
http://dn.sapo.pt/2007/11/14/media/portugal_prefere_televisao_e_finland.html

0 comentarios