Blogia
Transistor kills the radio star?

O sucesso dos LAD entre os jovens

Dois excertos de um texto de Paula Cordeiro, «Geração iPOD: o que os jovens esperam da rádio», a partir de «The iPOD Generation: devices and desires of the next generation of radio listeners, The Knowledge Agency, 2004»

«a utilização do iPOD prende-se essencialmente com três factores: desejo de maior controlo no que respeita aos conteúdos musicais, tendência geral no sentido de utilização de tecnologias móveis e pessoais e uma última que diz respeito directamente ao interesse despertado pelo próprio produto. O estudo revela também que o iPOD é já um ícone em termos de status e tecnologia, sendo considerado um produto tecnologicamente brilhante, uma maravilha da técnica que permite guardar colecções pessoais na íntegra, numa caixa de reduzidas dimensões.»

«A mudança é clara: a ênfase passa do programador para o ouvinte, que toma todas as decisões. Contudo, esta geração continua a querer ouvir rádio, dado que a rádio continua a oferecer uma companhia única, que a música, só por si, não consegue. Os inquiridos explicaram que a voz humana consegue dar-lhes não só entretenimento, como algum conforto e a sensação de segurança, e usam-na, habitualmente, para os acompanhar enquanto desenvolvem outras actividades, como por exemplo,para actividades domésticas ou em viagem. Avançam igualmente a ideia de que a voz humana, através da rádio, consegue preencher o silêncio, revelando-se particularmente importante para uma geração que cresceu tendo como os media como companhia, além de que revelaram grande apetência para ouvir rádio nas suas deslocações diárias através do seu telemóvel»

0 comentarios