Blogia
Transistor kills the radio star?

O consumo de música, a sua produção (e, já agora, a rádio)

"A internet alterou drasticamente a produção, a distribuição e o consumo de música. A disponibilização ilegal de ficheiros de música - ficheiros não licenciados pela indústria fonográfica e que não respeitam os direitos de autor - através de canais peer-to-peer tornou-se numa das actividades on-line mais populares em termos mundiais
De acordo com a IFPI, o índice de crescimento de downloads ilegais efectuados a partir das redes P2P tem aumentado exponencialmente. Inversamente, as receitas oriundas das vendas de música têm caído acentuadamente, sendo esta evolução atribuída essencialmente às já referidas redes, à pirataria off-line (produção e contrafacção), à conjuntura económica e à alteração dos hábitos/prioridades de consumo da população mais jovem.
Por outras palavras, as mutações tecnológicas e a insatisfação dos consumidores tornaram os modelos de negócio tradicionais obsoletos, forçando a indústria fonográfica a desenvolver novas estratégias e por conseguinte, novos modelos.
Segundo um estudo – The evolution of business models and marketing strategies in the music industry – levado a cabo por investigadores da State University of New York e da Yeshiva University, as alterações e repercussões passíveis de serem atribuídas à internet estender-se-ão, a uma escala global, não só à indústria fonográfica, mas a toda a indústria de entretenimento (cujo conteúdo possa ser digitalizado, descarregado e comercializado on-line)"
(Via Obercom).

0 comentarios