Blogia
Transistor kills the radio star?

A música digital legal na Europa

No DN de hoje:
"Este ano foram já vendidos 159 milhões de downloads legais de música em todo o mundo, o triplo dos seis primeiros meses de 2004 (ver caixa). Seguindo um padrão de explosiva adesão popular que se verificou já nos Estados Unidos, também na Europa as vendas de música por download crescem exponen- cialmente. O reconhecimento deste comportamento positivo face ao mercado da música gravada em diversos países europeus está, entretanto, a levar a Comissão Europeia (CE) a encontrar um patamar de entendimento entre os 25 estados membros, com vista a uma agilização dos protocolos de licenciamento de música digital, promovendo uma mais fácil e eficaz competição com os serviços de vendas online americanos.
O comissário para o Mercado Interno da UE, Charlie McCreevy, defende que a inexistência de licenciamentos pan-europeus tem dificultado a implantação e expansão de alguns serviços de venda online no velho continente. "Por isso estamos a propor a criação de um protocolo de licenciamento de direitos de autor à escala europeia", declarou à BBC. No presente, as lojas online têm de enfrenter um moroso e dispendioso processo de licenciamentos para assegurar cumprimento de direitos de autor em cada um dos 25 estados membros da UE. Estas despesas e processos têm dificultado a expansão do mercado de música digital na Europa.
Eduardo Simões, da Associação Fonográfica Portuguesa, explicou ao DN que acredita que esta ideia da CE "é bem intencionada e se vier no sentido de respeitar todas as partes envolvidas é perfeito", mas se for "pretexto para diminuir garantias de títulos já consagradas não poderá atingir esse objectivo".

Seis meses em crescimento
O relatório da Nielsen sobre o primeiro semestre de 2005 revela que foram vendidos globalmente 159 milhões de downloads, ultrapassando assim os 140 milhões de todo o ano 2004. Mesmo não tendo o crescimento correspondido aos valores esperados, as vendas online representam já seis por cento do mercado total de música gravada. O relatório exibe ainda um crescimento de vendas na Europa. Só em Inglaterra, as vendas de downloads nos primeiros seis meses deste ano atingiram a marca dos dez milhões, valor que representa quase o dobro do total de 2004 (5,7 milhões, segundo o relatório anual da British Phonographic Industry)."

0 comentarios