Blogia
Transistor kills the radio star?

Uma outra forma de negócio

Os downloads fazem-se sobretudo pela compra de música em armazéns virtuais, como o iTunes (a empresa da Apple tem o seu milhão e meio de músicas prontas a serem compradas), mas ainda prevalece uma forma alternativa de negócio, aquilo que é vulgarmente designado por peer to peer (e que não tem tradução em português).
Neste serviço, quem vende as músicas apenas estabelece a ligação entre dois pontos (peers), um que tem a música e outro que a quer receber.
Obviamente que é por aqui que a piratice prevalece, com empresas como a Kazaa ou a LimeWire a serem alvo de processos judiciais. A Napster já era.
Ora acaba de ser lançado um serviço, por um antigo fundador da Napster, que pretende viabilizar o peer to peer mas de uma forma legal (chamam-lhe "end-to-end solution"). Chama-se Snocap e permite ter disponíveis catálogos com milhões de músicas, assim as editoras os digitalizem (sendo que, de acordo com esta notícia da Reuters, três das quatro "majors" da indústria muscal já aderiram (a Universal, a Sony BMG e a EMI; falta apenas a Warner. Algumas independentes, como a TVT ou a Rykodisc, também).
Mais oferecerem-se para introduzir moralidade no sistema, com um sistema, baseado em impressão digital, que bloqueia as músicas piratas. Mas não são um serviço comercial, apenas um serviço de licenciamento legal.

0 comentarios