Blogia
Transistor kills the radio star?

3.7.2 Telemóveis em Portugal

«Serviço TMN identifica músicas na rádio»

«A TMN acaba de disponibilizar em Portugal o TrackIDTM, um serviço de identificação, pesquisa e aquisição de música através do telemóvel, disponível apenas nos equipamentos da marca SonyEricsson W880i e W580i. Ainda durante o primeiro semestre de 2008 serão lançados novos modelos desta marca com esta funcionalidade. Através do TrackIDTM, o utilizador pode captar e identificar, a partir de um pequeno trecho, a música que está a ouvir, por exemplo, no rádio ou na discoteca, recebendo no seu telemóvel informação sobre o nome da faixa musical, o álbum a que pertence e o nome do autor, seguidos de uma ligação à loja de música da TMN onde pode comprar essa faixa. Esta loja, assegurada pelo Napster Mobile, disponibiliza cerca de três milhões de faixas musicais.
Em comunicado, a TMN refere que a palavra «inovação é o termo que melhor descreve» esta funcionalidade, que dá aos seus clientes uma «nova vantagem inédita e a possibilidade de se diferenciarem pela impressionante capacidade posta ao seu alcance de, em qualquer lugar, identificarem as músicas que estão a ouvir» em apenas 30 segundos.
O desenvolvimento da TrackIDTM e a sua integração com o serviço Napster Mobile resultou de uma parceria entre a TMN, a SonyEricsson e a Ericsson.» (fonte: Serviço TMN identifica músicas na rádio SOL, 20/02/08)

Floribella estreia na net e no telemóvel

«A segunda temporada de ‘Floribella’ tem início no dia 19, um dia antes da estreia em televisão. E o arranque dá-se na internet – www.sic.sapo.pt –, e também nos ecrãs de telemóvel com capacidade para receber conteúdos audiovisuais. A iniciativa é inédita em Portugal, pelo menos no que respeita a telenovelas, e os responsáveis da SIC apenas mantêm uma dúvida: transmitir o primeiro episódio ou fazer um episódio ‘zero’ criado especialmente para a ocasião. O objectivo é, de acordo com o director da SIC On-line, Pedro Soares, “disponibilizar o conteúdo de forma a poder ser visualizado a qualquer momento e em qualquer lugar”.»

São os telemóveis que mais estão a apostar na música

Da Vodafone Portugal:

«Lisboa, 27 de Março de 2007 – No seguimento da sua estratégia de associação aos maiores acontecimentos de música em Portugal, a Vodafone pretende reforçar a sua ligação à música através do desenvolvimento de um projecto constituído por vários eventos musicais inovadores e diferenciadores, criados e produzidos pela Vodafone Portugal e ligados, fundamentalmente, à música feita por bandas portuguesas. Denominado Vodafone Música, o projecto tem como missão sintonizar os amantes de música com os artistas nacionais. A Vodafone pretende levar os artistas portugueses ao grande público, proporcionando uma maior ligação à marca através da promoção de experiências musicais inovadoras e diferenciadoras. Em Abril, Maio e Agosto, a música sai à rua com os Concertos Flash Vodafone que levarão 6 artistas nacionais (Fonzie, Mesa, Fingertips, Loto, Mundo Secreto e Expensive Soul) a 6 cidades do país (Aveiro, Porto, Évora, Braga, Faro e Portimão). Toda a acção é realizada num único dia, diferente para cada um dos locais, numa operação “flash”, que visa partilhar a música nacional com a população de cada cidade. Em Julho, a Vodafone House Party oferece um programa inesquecível: uma festa única numa casa fantástica com um concerto ao vivo dos Blasted Mechanism. Os vencedores de um passatempo ganham a oportunidade de serem os reis de uma estrondosa festa, especialmente preparada pela Vodafone para eles e para os seus convidados. Em Setembro, o Pavilhão Atlântico recebe o Vodafone SoundClash!, que colocará grandes artistas nacionais a celebrar a música portuguesa frente-a-frente, em dois palcos. No dia 7 de Setembro, GNR, The Gift, Boss AC e Blasted Mechanism irão actuar e interagir, dando vida a um conceito totalmente inovador. Henrique Amaro dará início a esta celebração com um warm-up especial constituído só por música portuguesa. A fechar em grande estilo, actuarão os DJ Dezperados com um set original preparado exclusivamente para este evento, com música luso sónica. Em Novembro, o Vodafone Mobile Music Awards vai inundar o Coliseu de Lisboa com todo o glamour luso sónico, distinguindo artistas e personalidades da nossa indústria musical num evento único que consagra a música portuguesa.»

informação da Vodafone, 27/02/07

 

TMN com Music Box

«TMN lança em exclusivo novo single dos Da Weasel no Music Box. Lisboa, 1 de Março de 2007 – A partir do próximo dia 5 de Março, os clientes da TMN vão poder aceder em primeira mão, através do Music Box, a um exclusivo mundial, “Dialectos da Ternura”, novo tema da banda portuguesa Da Weasel. Verdadeira loja de música, o Music Box é um serviço da TMN que permite pesquisar, seleccionar e fazer download de músicas de entre um catálogo de mais de 600 mil temas. (...) Esta estreia mundial é um exclusivo da TMN, em parceria com a EMI, podendo ser adquirida por 1,49 euros, através do portal tmn i9. Os clientes TMN que adquiram os telemóveis Sony Ericsson W300i e Nokia 5200, dois modelos orientados para a música, poderão aceder gratuitamente ao tema. Tratando-se de uma autêntica loja de música, o Music Box permite aos clientes da TMN pesquisar, seleccionar e fazer download de mais de 600 mil faixas integrais de música, através do telemóvel, no portal tmn i9, por um preço único de 1,49 euros. O serviço é compatível com uma gama alargada de modelos especialmente vocacionados para funcionalidades relacionadas com a música, dos quais se destacam, para além dos já referidos acima, o Samsung X830 e o Nokia N70 Music Edition, este último a disponibilizar brevemente.   A promover o Music Box da TMN estará no ar, também a partir de 5 de Março, uma campanha multimeios, abrangendo imprensa, rádio e televisão. Nos pontos de venda TMN, os clientes podem ainda encontrar cartazes, folhetos e postais promocionais do mais recente tema dos Da Weasel.» (informação oficial da TMN, 01/03/07)   Esta aposta reforça a liderança da maior empresa de telecomunicações móveis do país, também operador multimedia focalizado nas expectativas e tendências de utilização do telemóvel dos seus clientes. 

O negocio da música nos telemóveis

«Em Portugal, a Vodafone foi pioneira com o Mobile Music, um serviço 3G introduzido no mercado português em Novembro de 2004, permitindo o download de faixas  completas de música para o telemóvel. O serviço foi alargado a computador em Maio deste ano, com o Vodafone Music Store, facilitando a gestão dos ficheiros no computador pessoal. A operadora tem ainda um outro serviço, o Rádio DJ, que tira partido de uma aplicação no telefone para permitir ouvir música por um período de 24 horas ou todo o mês, mediante uma mensalidade de sete euros. (…) Também a Optimus anunciou na semana passada a criação da Music Store, que está ligada ao portal Optimus Zone e onde se podem descarregar as músicas escolhidas por preços a partir de 1,99 euros. As músicas podem depois ser passadas para o computador ou outro leitor de música digital, desde que se possa fazer a sincronização com o telemóvel. A transferência está limitada a cinco equipamentos mas podem ser gravados os CD que o utilizador desejar. Apesar de bastante mais dispendiosos do que os serviços de Internet para compra de músicas, as lojas nas redes móveis têm revelado um sucesso considerável, potenciado pelas vantagens de se poder descarregar uma música a qualquer hora e em qualquer lugar. Só em 2005 a Vodafone registou uma média diária acima dos 1.600 downloads, enquanto os toques ultrapassaram os 5.800 descarregamentos por dia. (…) A Optimus confirma igualmente o sucesso dos toques no seu portfólio, indicando que 50 por cento da base de clientes já comprou toques na operadora. E na TMN os toques são o serviço mais acedido no portal i9»

(«Música online vitamina», Revista DiaD/Público, 14/8/06, Fátima Caçador, pág. 28 e 29)

Vodafone apresenta música em exlcusivo

«A Vodafone disponibiliza, em pré-lançamento exclusivo, o primeiro álbum a solo de Fergie, a vocalista dos Black Eyed Peas, no portal Vodafone live!.  Graças a esta iniciativa, os Clientes da Vodafone vão poder adquirir faixas completas do novo álbum, “The Dutchess”, assim como Toques, Imagens, RingDings e Videoclips. Também vai ser possível ouvir estas faixas no Vodafone Radio DJ.

Este pré-lançamento é um exclusivo da Vodafone Portugal, a qual, além disso, é a única operadora em todo o mundo a disponibilizar todos os Toques Reais deste álbum. Com efeito, o acesso ao Radio DJ, assim como os downloads de Toques, RingDings, Músicas Completas, Videoclips e Imagens  para telemóvel, é reservado aos Clientes Vodafone  até dia 18 de Setembro, data a partir da qual o álbum será colocado à venda nas lojas.»

fonte: informação oficial da Vodafone Portugal, 12/9/06

Músicas no telemóvel

«Os GNR, Expensive Soul e David Fonseca ocupam os três primeiros lugares do ‘top’ nacional. Esta sequência não seria de admirar se se estivesse a falar de álbuns vendidos no mercado tradicional mas este é, na verdade, o ‘ranking’ de artistas nacionais da Vodafone, ou seja, das músicas preferidas para ouvir nos telemóveis.

Já são largos milhares de músicas que estão disponíveis nos serviços da Vodafone e da Optimus. Artistas nacionais e estrangeiros na área do Pop, Rock, R & B, World, Hip Hop e Dance, para além de música clássica, integram os portfólios dos operadores, que estão à venda a partir de 1,5 euros.

Com estes serviços de música, os apreciadores podem fazer o ‘download’ de faixas musicais completas, com qualidade semelhante a CD, para o telefone móvel ou cartão de memória.

A Vodafone lançou o Mobile Music em Novembro de 2004, tendo a Optimus iniciado o serviço este ano.

É de estranhar assim que a Sony Ericsson, depois de unir a imagem ao telemóvel (integrando câmaras fotográficas) tenha recuperado o conceito ‘walkman’ para o mesmo efeito.

“Ao introduzir a marca Walkman em telemóveis Sony Ericsson, foi possível conseguir resultados impressionantes para a empresa em 2005, ano em que vendemos mais de três milhões destes telemóveis”, sublinha José Brandão, Site Manager da empresa em Portugal.

O W950, que está a chegar ao mercado nacional, é o sexto ‘walkman’ a aparecer e permite reproduzir, com os seus 4GB de memória, até quatro mil temas com elevada qualidade.

O terminal permite ainda, enquanto se ouve música, ler e enviar SMS, ‘e-mails’ ou mesmo explorar a internet. UTILIZADORES

Em Junho existiam 11,738 milhões de telemóveis em utilização, mais 1,6% que no final de Março. A taxa de introdução do serviço estava nos 111,5%, ou seja, por norma, cada português tem mais de um telemóvel.»

fonte: Correio da Manhã, «Televisão chega ao mais pequeno ecrã», 6/9/06

ficheiros com qualidade DVD nos telemoveis

Já aqui falei do HSDPA, que segundo li numa publireportagem sobre a Samsung (na Connect nº 90) vai vai proporcionar, já em 2007, 14,4 megabits por segundo. A Samsung introduziu a tecnologia na Europa no final de 2005, tendo apresentado o primeiro equipamentoi (com velocidade capazes de atingir o 3,6 Mbps), uma tecnologia que oferece taxas de transmissão mais elevadas, downloads de ficheiros de muisca e videos com qualidade DVD.

Em Portugal, o HSDPA entrou gradualmente. Actualmente, nas zonas de maior densidade, os débitos atingem (apenas) os 1,8 Mbps

Vodafone lança radio DJ

«O serviço Vodafone Radio DJ permite-lhe, através de um sistema de personalização simples, criar os seus próprios canais de rádio com base na selecção de géneros e ambientes musicais da sua preferência. Basta, para isso, que o seu Vodafone live! 3G seja compatível com o serviço. Com dezenas de milhares de temas das maiores editoras discográficas ou de pequenas editoras independentes, poderá também aceder a vários canais pré-definidos (ex. Hip Hop, Jazz Club, Rock Alternativo…) e a colecções temáticas (ex. Colecção Especial Shakira, Hot Music, etc.), com cerca de 10 temas cada, concebidas por especialistas e actualizadas regularmente. Se associar as faixas da sua preferência às Músicas Favoritas, poderá fazer o download de músicas completas, que ficarão disponíveis no telemóvel e no PC, com qualidade digital. Para experimentar gratuitamente o serviço basta aceder ao Radio DJ no portal Vodafone live! e activar a subscrição mensal. Caso pretenda fazer download de faixas completas, o preço ser-lhe-á apresentado antes da compra

Mais: «A Vodafone Portugal acaba de lançar, em parceria com a Sony NetServices, o serviço Vodafone Radio DJ, que permite aos seus clientes 3G criarem o seu próprio canal de rádio, com base na selecção dos géneros musicais e ambientes da sua preferência. A audição deste canal poderá ser feita através do telemóvel e computador pessoal»

Conteúdos da TVI para os telemóveis

A propósito disto, «É intenção da Media Capital apoiar o sucesso televisivo da TVI com outros negócios e apostar na produção de conteúdos televisivos para telemóvel, segundo o responsável, citado hoje pelo Correio da Manhã.

«Queremos transformar a Media Capital no principal fornecedor ibérico de conteúdos», afirmou o administrador delegado do grupo, sublinhando a necessidade de alargar a estratégia não ficcional». (via NetFM)

A rádio aproveita as potencialidades abertas pelos telemóveis?

«O desenvolvimento de parcerias com os operadores poderia resultar positivamente para os dois lados, aumentando a receita dos operadores e a audiência/ investimento publicitário para a rádio. Mesmo que os ouvintes da estação se transformassem mais em utilizadores do que ouvintes, a estação manteria a ligação ao ouvinte, acompanhando-o efectivamente ao longo das suas actividades diárias (ou não fosse o telemóvel o aparelho que hoje mais se aproxima da ideia de instrumento enquanto prótese humana) e aumentando tempo de contacto com os seus anunciantes, que estariam no ar e online. Neste caso, online de forma fixa (no computador) e móvel (no telemóvel). Aproximar ou ouvintes deste novo sistema não seria complexo. A receptividade aos serviços das redes móveis é bastante interessante, apesar dos elevados valores cobrados. Por outro lado, a participação exclusiva em passatempos com prémios relevantes para o alvo da estação seria uma excelente forma de adicionar utilizadores aos mais de 370 mil portugueses que já acedem à Internet através dos serviços da rede móvel»

fonte: netFM, 6/6/06Paula Cordeiro, http://netfm.blogspot.com/2006/06/oportunidades-para-rdio-se.html

ACT)O primeiro serviço de «rádio» nos telemóveis portugueses?

(algo que me dizia que fazia sentido pôr uma interrogação no título deste texto. É que, na verdade, e como lembra no comentário Carlos Marques da Cotonete, «o primeiro serviço de rádio nos telemóveis em Portugal foi lançado há cerca de um ano pela Optimus e pelo Cotonete. Está disponível através do portal móvel da referida operadora». Passou-me, mas ainda bem que há leitores atentos. Via Optimus tentei saber mais sobre o serviço, mas não encontrei nada de relevante. A pesquisa continua e agradeço contributos)

Vodafone introduz serviço UMTS de rádio para telemóveis

O grupo Voadfone anunciou um novo UMTS baseado num serviço de rádio, o «Vodafone Radio DJ».

O novo rádio vai permitir aos clientes, em seis países da Europa, ouvir estações de rádio no telemóvel ou criar canais personalizados baseados na preferência de cada um. Os utilizadores vão ter a possibilidade de escolher o estilo de música que querem ouvir, romântica, alegre, melancólica, potente ou relaxante. O «Vodafone Radio DJ» vai estar disponível dentro de poucos meses em seis países, incluindo Portugal.»

Diário Digital, 16-03-2006 18:33:04


PS - até que ponto tem a ver com isto?

o Rokr chega hoje a Portugal

Falei dele aqui.

Agora será comercializado em Portugal pela Optimus (informação divulgada pela agência de comunicação):

"OPTIMUS LANÇA TELEMÓVEL COM iTunes
·         Único Operador Móvel nacional a lançar o novo telemóvel com iTunes

·         Dia 27 de Outubro nova Campanha multimeios, com um investimento de 1.5 milhões de Euros

A Optimus é a única operadora de telecomunicações móvel nacional a lançar o novo telemóvel com iTunes – o Optimus Zone Motorola ROKR E1, um equipamento ímpar que alia iTunes e telemóvel.Este exclusivo da Optimus caracteriza-se pelo facto de possuir um display e navegação idêntico ao iPod, que foi desenvolvido para permitir a sincronização para o telemóvel dos downloads já feitos a partir do iTunes no PC. A existência de uma tecla dedicada torna ainda o acesso ao leitor de iTunes muito rápido e simples. Com uma capacidade para mais de sete horas de música, som surround e auriculares stereo, o Motorola ROKR E1 torna-se o telemóvel ideal para poder andar sempre com as músicas preferidas no bolso.

2006 o ano 3G em Portugal?

Um artigo do suplemento de economia do Público de hoje (não disponível) analisa o impacto da medida, anunciada a semana passada, pela TMN: vai subsidiar a compra de terminais (telefones...) de terceira geração, de maneira a que os preços estejam próximos daqueles que a segunda geração pratica (pouco mais de 100 euros) e se massifiquem. A jornalista mostra-se convencida que nada ficará como antes, com a concorrência (Vodafone e Optimus) a terem de reagir. E, tudo isto, a fazer com que 2006 seja o ano 3G (a TMN quer um milhão de clientes até final desse ano, sendo que neste momento os clientes de telemóveis de terceira geração representam cerca de cinco por cento do total do mercado).

O trânsito por telemóvel

Não sei com o funciona (não tenho 3G) mas não deixa de ser um serviço concorrente daquele que a rádio presta. Melhor? Pior? Alternativo?
Esperemos para ver como funciona o serviço da Vodafone.