Blogia
Transistor kills the radio star?

5.4.2 WiFi ou WiMAX

Para compreender melhor o Wimax

A propósito deste texto, e atendendo à importância que parece - a esta distância - ter, deixo ficar estas reflexões:

Um dos grandes objectivos da Internet, mal se consolidou como fenómeno, foi libertar-se do fio telefónico que a mantinha agarrada à rede – porque isso representaria a independência total e a chegada da Internet, verdadeiramente, a todo o lado.
A criação de locais de acesso sem fios (“wireless hotspots”) foi um avanço, sobretudo em universidades e empresas de troca intensiva de informação. Mas esta tecnologia não descolou – essencialmente porque, apesar da “independência” conseguida, a tecnologia em questão não permite a interligação entre dois locais “wireless” (ou seja, apesar de não precisar de cabo, a mobilidade não é grande e implica – basicamente – alguma estabilidade).
Tirar a Internet de casa, da mesa, dos edifícios continua a ser um objectivo – há anos que se sabe estarem os fabricantes de auto-rádios a preparar modelos multimédia, à espera que a tecnologia os suporte.
Seria o UMTS a solução? Há desde logo um problema de custos. Depois, o tráfego não é – ainda? – suficientemente rápido e ágil. O que, por junto, faz com que os construtores automóveis continuem à espera da democratização de uma qualquer tecnologia que permita ouvir, em movimento, conteúdos “on line” (por exemplo, rádio).
Eis, contudo, uma tecnologia que parece poder resolver os problemas suscitados – “Wimax”.
De acordo com o (pouco) que se sabe, pode transmitir áudio e vídeo (“uma pequena parte do que está para vir”, lê-se) e terá testes a sério no próximo ano.
Uma citação:
"Com o aparecimento de novas tecnologias sem fios e outras que certamente se seguirão, a indústria da rádio, apesar de aparentar maturidade, pode estar na verdade na sua infância. De uma forma ou de outra, tudo indica que a rádio pode estar a entrar no início de uma nova era”.

«WiMax Could Be “The New Radio”?»

By Rick Dearborn (Radio Ink, 5/9/05)
The arrival of a new technology could have a broad impact on the radio industry. There is every indication that it will influence the way radio delivers programming and the way it tracks audiences. Surprisingly, there has been little if any discussion about it within the industry, as it is a broadcast technology that broadcasters did not develop.
(via NetFM. Paula Cordeiro escreveu isto: "Um artigo escrito no RadioInk, por Rick Dearborn (consultor para os media e professor) apresenta um novo sistema de comunicação sem fios e um novo desafio para a rádio. fala-nos do Wimax, um novo sistema de ligação em rede sem fios. Um desenvolvimento do sistema wi fi que já conhecemos, bastante mais poderoso e fiável. Acrescenta que, com ele, surge também um novo sistema de difusão, produzido fora da indústria de radiodifusão. O sistema de produção de conteúdos para a rádio vai manter-se e aumentar criando uma nova era para a rádio. A facilidade de conexão dos ouvintes e a forma como essa conectividade vai alterar o esquema tradicional de recepção da comunicação radiofónica trará grandes alterações, especialmente porque independentemente do receptor que estejam a usar (PDA, Telefone, ou qualquer outra invenção) vão poder ouvir rádio (ou mesmo outros media). Este aspecto introduz um novo desafio para a rádio, que passa pela produção de conteúdos cada vez mais dirigidos e apelativos para a sua audiência, dada a variedade de opções e a facilidade de saltar entre conteúdos"