Blogia
Transistor kills the radio star?

3.1.3 Os LAD em Portugal

Sobre a realidade dos LAD em Portugal

(de um artigo da Visão, «iPod, logo existo», 23/11/06, pág 86)

- venderam-se em Portugal em 2005 365 mil leitores de mp3 (LAD); para 2006 espera-se vendas de 650 a 700 mil (quase dois mil por dia);

- Creative lider em Portugal; Apple a 2ª

iPod pode vender apartamentos

Creative baixa preços em Portugal

«A Creative Labs decidiu baixar entre 20 e 30 por cento os preços de cinco modelos de leitores MP3 para consolidar a liderança daquele mercado, anunciou o director-geral em Portugal. Luís Oliveira disse à agência Lusa que a redução de preços reflecte em parte a descida dos preços internacionais das memórias, mas visa, principalmente, reposicionar para o mercado geral os cinco modelos das linhas Zen V e Zen V Plus, que têm funcionalidades de áudio, vídeo e fotografia e se enquadravam na gama média. O director-geral da Creative em Portugal assinalou que as vendas de leitores de MP3 no mercado nacional "dispararam a partir de meados do ano passado" e a expectativa é de que cresçam 40 por cento em 2006. "O objectivo da Creative é consolidar a quota de mercado e a sua liderança do mercado português, num segmento de elevado crescimento", precisou o director-geral em Portugal. Luís Oliveira adiantou que a quota da Creative Labs no mercado de MP3 é da ordem dos 30 por cento em termos de volume de negócios. Luís Oliveira indicou que o volume de negócios da Creative Labs em Portugal se situou em 17 milhões de euros no ano fiscal que terminou a 30 de Junho, adiantando que os leitores MP3 e os seus acessórios, como colunas portáteis e auscultadores, representaram cerca de dois terços da facturação (..)» (Lusa, Creative baixa preços MP3 para consolidar liderança em Portugal, Lisboa, 20 Set)

Um em cada dez portugueses já usa LAD (?)

«Um em cada dez portugueses já usa o leitor digital portátil (MP3) para ouvir música (...). Os numeros falam por si: nos ultimos dois anos foram vendidos 693 mil leitores digitais de Mp3 em Portugal, segundo dados do Gfk Group. Só no ano passado venderam-se mais 245% de leitores de música digital do que no ano anterior, num total de 45 milhões de euros (...)

fonte: «Tv entra no podcasting», Manuel Posser de Andrade, Expresso/Economia,  26/8/06 (pag. 15)

O mercado dos LAD em Portugal

"Luís Pereira, director-geral da Creative, um dos principais fabricantes  de leitores de MP3. adianta que «entre Janeiro e finais de Novembro de 2005 o mercado valeu para cima de 230 mil d unidades. Isso leva-me a crer que acabámos o ano com vendas entre 250 mil  e 270 mil unidades, enquanto no ano passado vendemos cerca de 20 mil. Em termos de valor, este era um mercado que no do ano passado valia dois milhões e 700 mil euros  e que hoje já vale mais de 21 milhões». Apesar do «boom» dos leitores de MP3, Pereira acredita que o mercado ainda está muito longe da sua saturaçã. «Até 2009 podemos assistir, em Portugal, à quadruplicação do mercado. Neste momento, em termos de futuro, estamos assistir à importação de tudo o que é imagem e video para este tipo de aparelhos. Muito brevemente vamos falar não só da portabilidade da música mas de todos os conteúdos digitais em imagem ou vídeo. Sejam eles os telediscos, intimamente relacionados com a música, sejam as bandas sonoras para as colectâneas de fotografias que as pessoas gostam de coleccionar, mas também de filmes e séries de televisão".

(Miguel Francisco Cadete, "Crise, Qual Crise?", Expresso, 28 de Janeiro 06, pág. 24)