Blogia
Transistor kills the radio star?

A internet em Portugal

«A Internet em Portugal está em situação semelhante. Começou por ser utilizada e promovida pelos ‘early adopters’, mas 15 anos depois apenas 20% da população se agarrou a essa coisa nova e útil. Muitos, porque precisam de outras coisas básicas anteriores à Internet, outros porque sofrem de iliteracia multimédia (não sabem ou não querem saber utilizar o computador), e outros ainda porque são analfabetos – uns inacreditáveis quase 10%!
Nos últimos cinco anos a utilização da Internet pelos portugueses pouco cresceu. Segundo alexa.com, um sítio que mede a utilização da Internet, em 2007 houve uma diminuição importante no número de  ‘page views’ de todos os ‘sites’ mais visitados, desde Hi5, Google a YouTube. Sapo.pt, o maior ‘site’ português, tem hoje cerca de metade dos ‘page views’ dos que tinha em 2002.  
Aumentou o tempo dedicado a ver menos páginas? Será  efeito dispersivo ‘long tail’? Diminuiu o interesse? É necessário um esforço conjunto das empresas, da sociedade civil e do Estado num trabalho complexo, de longo prazo, requerendo recursos e muita imaginação para convencer muitas mais pessoas sobre os benefícios da ‘web’.»

fonte: Nuno Cintra Torres, «Coisa nova e útil», Diário Económico, 15/02/08 

0 comentarios