Blogia
Transistor kills the radio star?

Canais de música (tipo rádio) na internet

«Depender de amigos ou de lojas de CD para descobrir novas bandas já faz parte do passado. Uma revolução que começou com o site de relacionamentos MySpace (www.myspace.com) agora ajuda os fãs de música a aumentar a lista de artistas favoritos. Três sites – Pandora (www.pandora.com), Last.fm (www.last.fm) e TagWorld (www.tagworld.com) – aperfeiçoaram a idéia e criaram ferramentas para ajudar as pessoas a conhecer músicas novas.

Com mais de 66 milhões de usuários, o MySpace foi o primeiro a criar uma seção especial de música. Qualquer artista pode fazer um perfil e colocar canções e clipes para download, além poder criar blogs e dar informações sobre álbuns e sobre as datas dos próximos shows. Os fãs podem ficar "amigos" dos artistas ou postar comentários. Ter uma página no MySpace Music virou quase obrigação para as bandas norte-americanas e européias. (...)

Os sites que aprimoraram a idéia do MySpace são em inglês, mas o Pandora é mais fácil de usar. Desenvolvido em Flash,logo na tela inicial, você digita o nome de uma banda ou música do seu gosto, e o site cria uma estação de rádio com canções parecidas, porém, de artistas diferentes. Se a seleção do Pandora não agradou, você clica em "Don’t Like it". Mas, se você adorou vá em "Like it". O acervo é grande: estão cadastradas 400 mil músicas de 20 mil artistas. (...)

Além do Pandora, o Last.fm, que está na web desde 2003, também quer ajudar as pessoas a encontrar novos sons. A diferença é que, depois de criar um perfil no site – uma comunidade similar ao Orkut –, você pode baixar um programa que funciona como um plug-in no tocador de música que você usa no PC, como o iTunes ou o Windows Media Player. (...) Depois de 200 músicas ouvidas e enviadas, o Last.fm “encontra” pessoas que ouviram as mesmas canções que você. O perfil dessas pessoas, que o site chama de neighbours (vizinhos), aparece na sua página. (...)

Com tantas possibilidades , fica até difícil lembrar de todas as bandas que você viu em um só dia. Mas, o outro site, o TagWorld, com mais de 1 milhão de usuários, tenta resolver esse problema. As músicas das bandas que você encontrou e gostou podem ser guardadas em um arquivo do seu perfil chamado My Tunes. Com isso, você pode ouvir as favoritas sem ter que entrar na página das bandas. Outra vantagem é o player chamado de Music Discovery Engine. Não é preciso instalar nada. Mesmo sem ter cadastro, você escuta as bandas que quiser. O problema é que o repertório não é grande e não há muitos artistas diferentes.»

fonte:Filipe Serrano, «Sites acham novos sons para você», Estadão, 03/04/2006

1 comentario

Edgard Costa -

Nâo me deste tempo de enviar um \"Viu isto?\".

[]\'s