Blogia
Transistor kills the radio star?

Arrancou o Mobile TV em Portugal

"A Vodafone lançou ontem o serviço Mobile TV que vai permitir o acesso durante 24 horas por dia a 14 canais de televisão a partir de telemóveis de terceira geração (3G).
O primeiro canal generalista nacional disponível é a RTP1, com emissão simultânea entre as 7h00 e as 21h00 de segunda-feira a sexta-feira. O horário das 21h00 às 7h00 será preenchido com a transmissão contínua e diferida do Telejornal. (...) A par da transmissão simultânea dos noticiários da SIC e TVI e da emissão em directo da estação de informação Euronews, já anteriormente disponíveis, a Vodafone vai também emitir os canais MTV Tracks, MTV Snacks, Eurosport, Chili TV, Fashion TV, 24 (Fox), Discovery Mobile, UEFA Champions League, Playboy TV (Premium) e Blue (Premium).
A operadora tem duas modalidades de subscrição do serviço Mobile TV: uma mensal, no valor de 7,5 euros, e outra de 24 horas, no valor de 1,5 euros. Os canais Premium, Playboy TV e Blue são cobrados separadamente. Até ao próximo dia 28 de Fevereiro a subscrição mensal dos canais genéricos é gratuita. A Vodafone, tal como as outras operadores móveis, oferecia já alguns serviços televisivos: o canal Euronews 24 horas por dia, a RTP em directo 11 horas por dia e noticiários dos três principais canais que emitem em sinal aberto - RTP1, SIC e TVI.
A TMN, que já oferece alguns serviços televisivos aos clientes que possuem telemóveis 3G
, está também a preparar uma oferta que deve incluir dez a 15 canais, nacionais e internacionais, e pode ser lançada ainda durante o primeiro trimestre, adiantou ao PÚBLICO Eduardo Cláudio, director do negócio de dados e conteúdos do operador móvel da Portugal Telecom.
Actualmente, a TMN tem disponíveis a SIC Notícias 24 horas por dia e os principais noticiários da RTP1, SIC e TVI, que podem ser seguidos em directo. Os clientes dispõem ainda da possibilidade de pedir o visionamento de notícias específicas. A empresa tem igualmente disponíveis programas avulso, caso do Contra-Informação, da RTP1, e da meteorologia, da TVI.
A Optimus também tem serviço de televisão em directo e vídeo e vai igualmente "alargar a oferta", privilegiando os canais em língua portuguesa, informou Joana Ribeiro da Silva, directora do serviço de dados para mercado residencial. Este operador móvel disponibiliza já nos telemóveis de terceira geração a RTP1, SIC e Euronews e aposta na "produção própria dos seus conteúdos".
O número de clientes não é ainda, no caso de qualquer dos operadores, expressivo, apesar de nenhum adiantar dados. Com o serviço ontem lançado, a Vodafone espera chegar a dez por cento dos seus clientes - cerca de quatro milhões - no prazo de três anos, "o que se deverá traduzir numa facturação anual de 40 milhões a 50 milhões de euros".

(J.M.R. e Lusa, Público, "Vodafone alarga serviço televisivo nos telemóveis de terceira geração", 19/1/06)

 

0 comentarios