Blogia
Transistor kills the radio star?

Jornais aproveitam podcasts para invadir a rádio...

O podcasting tanto é uma enorme oportunidade para a rádio como pode ser uma grande ameaça - se a rádio não perceber o que se está a passar.

Veja-se o que acontece com vários jornais que oferecem podcasts, "invadindo" assim territórios audio que eram exclusiva competência da rádio: o Guardian tem o mais descarregado dos podcasts britânicos, de Rick Gervais; agora o Sun divulga um alegado podcast com Tony Blair (e digo alegado porque, embora a gravação tenha um feed RSS para haver podcast tem de haver alguma actualização; um programa apenas, sobretudo quando se sabe que não terá continuidade, não dá um podcast), a que cheguei via PontoMedia.

Nos EUA vários jornais oferecem podcasts, mas são sobretudo extensões do seu negócio central (uma síntese noticiosa em audio; uma rubrica que tem algum sucesso, sobretudo da área tecnológica), mas o que estamos a assistir é à preocupação dos jornais em criar conteúdos audio para seduzir novos leitores, chamar gente às suas páginas online e, certamente, ganhar dinheiro com isso. A rádio já percebeu? 

 

1 comentario

PC -

Perceber... Já percebeu. Mas penso que continua a preferir tentar ignorar que o paradigma do seu negócio está a mudar e a tentar acreditar que o estafado modelo de rádio FM vai continuar a garantir receitas...