Blogia
Transistor kills the radio star?

Coisas importantes sobre o podcasting

1) Por vezes encontram-se textos de uma simplicidade notável, tão bem informados quanto sábios. "La radio en el punto de mira del podcasting" é um deles (obrigado Manuel). Alguns excertos:

- "¿es el podcasting la muerte de la transmisión radial como la conocemos? (...) depende del tipo de radio. Adam Curry, señalado por el "padre pod" por su papel en el desarrollo del podcasting, está convencido que habrá espacio para la radio tradicional, en especial en el ámbito de las noticias. "Si aparece Osama Bin Laden no corran a su ipod para enterarse, se van a decepcionar", bromeó a la BBC. Es que las radios de noticias están aisladas en parte del fenómeno del podcasting por la necesidad de cubrir en vivo algunos grandes eventos. (...) La radio ha estado moribunda desde hace un par de décadas, el podcasting revive el arte de hacer radio".

Algumas ideias pessoais: mais do que uma ameaça, o podcasting é uma oportunidade para a rádio. A dois níveis: o podcast é uma tecnologia que permite a distribuição de conteúdos áudio (e a rádio ganhará com isso, porque uma das suas limitações era ser “irrepetível”, instantânea. Agora podemos ouvir muitos dos seus conteúdos quando e onde quisermos) e tem demonstrado que há uma grande apetência por conteúdos áudio envolvendo voz, pessoas, gente, e não apenas música (a metro). Isso também é um bom sinal para a rádio. Mas a rádio do futuro não passará essencialmente pela disponibilização de conteúdos em podcasting, mas sobretudo pela rádio em directo, feita por gente (interessante, de preferência) e menos com play lists…

Outra vantagem do podcast: aumenta a interactividade, uma valor cada vez mais apreciado. A partir do momento em que só recebo no computador os podcasts que subscrevo. Os que quero, os de que gosto. Eu é que escolho! Quando ouço rádio não tenho escolha (a não ser mudar de estação ou desligar); quando subscrevo podcasts só recebo os que quero!

 


 

0 comentarios