Blogia
Transistor kills the radio star?

(sint) Algumas ideias soltas (hipóteses)

Um amigo, que me tem estado a ajudar e promete não desistir, alertou-me para uma entrevista de um dos mais míticos realizadores de rádio em Portugal, António Sérgio (AS), no suplemento do DN de sexta-feira passada.
Do ponto de vista desse meu amigo, AS dizia algumas coisas sobre a rádio que me poderiam interessar para este trabalho. Uma frase, em concreto, despertou-lhe o interesse ("Sobre o actual estado da rádio em Portugal, António Sérgio diz que «(…) aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar».") e proporcionou-me a possibilidade deste ponto da situação.
Aqui vai, ao correr do teclado:
1) Este trabalho não é sobre a rádio de hoje. É, sobretudo, sobre os desafios (problemas?) que as novas tecnologias estão a criar à rádio, tal como a conhecemos hoje;
2) Este trabalho não pretende ser um lamento sobre o estado da rádio em Portugal, embora vá centralizar a sua atenção no panorama radiofónico português; a frase de AS é um exercício saudosista, que partilho, mas irrepetível: a rádio deixou de ser ouvida em casa porque a rádio sofreu um forte choque com o aparecimento da televisão (o primeiro...) e, menos, porque deixou de ter conteúdos apetecíveis;
3) A história repete-se com o segundo choque: a televisão tirou público à rádio, mas esta conseguiu manter uma massa crítica suficiente para sobreviver; agora, com a perda previsível de mais público, que terá outras formas de consumir música, por exemplo, a rádio conseguirá manter essa massa crítica de ouvintes em quantidade suficiente para anunciantes se interessarem, para se gerar receitas que permitam investimentos (técnicos e humanos)?
4) A rádio do futuro será sobretudo voz (à mistura com outros conteúdos) e será ouvida basicamente no carro? A segunda tendência confirma o que vem acontecendo; mas a primeira será uma autêntica revolução, por exemplo, em Portugal (onde a rádio é basicamente música).

1 comentario

henrique -

A rádio não se esvai por culpa exclusiva de terceiros (televisão ou mp3). Num país onde tudo é responsabilidade dos outros, esta é só uma mais que se acrescenta ao rol. E que tal procurar onde páram os programas idênticos ao que fez de António Sérgio referência? Onde andam - em qualquer meio de comunicação, de resto - os programas (ou colunas, sem ser as dos "comentadores") de autor? A "discoteca", o "rock em stock" ou o "som da frente" foram diferentes entre si e cativaram diferentes públicos, também. Hoje, a escolha tem que ser feita pelo ouvinte, em casa, entre a sua colecção, porque o gesto simples de mudar a estação já não muda a programação. A música vem das playlists, a notícia vem das agências.