Blogia
Transistor kills the radio star?

5.4.2.1 WiMax em Portugal

Um projecto pioneiro de WiMax em S. João da Madeira

«Uma das principais apostas da Câmara de S. João da Madeira prende-se com a intensificação da rede de acessibilidades especialmente no sentido tecnológico - melhorando o relacionamento entre a autarquia e os cidadãos pela via digital.
Nesse sentido a Câmara Municipal de S. João da Madeira assinou em Maio de 2007 um protocolo com a Broadmedia, com o objectivo de lançar um projecto piloto Wimax no município com pelo menos uma Estação Base, promover as suas funcionalidades às empresas e entidades do Município e desenvolver novas aplicações que utilizem extensivamente a Banda Larga.
Em resultado desse protocolo foi decidido inaugurar a 11 de Outubro, no dia do Município, o projecto-piloto Wimax que dará ao município uma infra-estrutura wireless de Banda Larga de nível elevado de qualidade permitindo ao cidadão acesso à Internet em qualquer local da Cidade.
Este projecto, pioneiro na Europa, colocará São João da Madeira como uma cidade de referência pela cobertura wireless alcançada em resultado da instalação de uma rede de antenas colocadas estrategicamente em edifícios de referência pela sua localização e altitude permitindo uma total mobilidade de acesso à Internet
»

«OPeradores portugueses querem 4G»

«o WiMax deverá ser concorrente da tecnologia 3G em Portugal já em 2008. Os operadores portugueses de telecomunicações estão a estudar a entrada da tecnologia WiMax no mercado, previsto para 2008. EStá na mira da Vodafone, TMN, PT Comunicações e Novis, que admitem realizar investimentos nesta rede, assim que seja definido um enquadramento pela ANACOM, actualmente em consulta pública. (...) Permite velocidades de transmissão de voz e dados três vezes superiores às actuais redes celulares de terceira geração móvel (3g ou 3,5G) com custos de infraestrutura mais baixos. (...) Tecnologicamente o WiMax é uma evolução do já existente wi-fi (...). A questão que se coloca é saber até que ponto o WiMax poderá vir a ser um sério concorrente do 3G, já que muitos operadores móveis fizeram pesados investimentos nesta rede que ainda está em fase de rentabilização. (...) não se prevê uma expressão alargada do WiMax, apesar destas redes poderem, potencialmente, cobrir cidades inteiras.»

Duas perguntas a Filipe Ribeiro, CEO da Greenwich Consulting

P Quais as vantagens do WiMAX face às actuais redes 3G?

R Estas tecnologias (baseadas no standard IEEE 802.16) podem essencialmente ser comparadas em velocidade e mobilidade com as actuais redes 3G: o WiMAX apresenta vantagens em termos de velocidade (ex. HSDPA pode permitir a prazo 14Mbps «versus» 50Mbps para o WiMAX), mas também tem mais limitações de mobilidade.

P Pode-se apelidar o WiMAX como quarta geração móvel (4G)?

R É essa a nomenclatura que muitos dos intervenientes no sector utilizam, dadas as suas características evolutivas quando comparado com as redes de 3G. A título de exemplo, um executivo de um dos grandes fornecedores de telecomunicações disse recentemente que “WiMAX é 4G. Somos bastante claros neste ponto”.


fonte: «OPeradores portugueses querem 4G», Expresso Economia, 30/12/06 Manuel Posser de Andrade

Wi-fi no Montijo (numa praça)

«A Câmara Municipal de Montijo proporciona a partir de dia 5 de Dezembro, aos munícipes e visitantes do concelho, acesso livre e sem fios à Internet, através do sistema Wi-Fi Montijo.

  Todas as pessoas que possuam um computador portátil ou PDA, com acesso Wi-Fi, podem, na Praça da República, aceder à Internet sem qualquer custo. Futuramente, o Wi-Fi Montijo será alargado a outras zonas do concelho.

   Este serviço está disponível 24 horas por dia, para os utilizadores cujos equipamentos já possuam o sistema Wi-Fi. Quem necessitar de uma placa Wi-Fi pode requisitá-la no Gabinete de Organização Informática, da Câmara Municipal de Montijo, entre as 9h00 e as 15h30.»

fonte: CMMontijo, «Internet para todos» 28/11/06

 

Jardins de Lisboa on line

«O acesso à Internet sem fios é gratuito a partir de hoje e pelo menos até Junho, em 21 jardins de Lisboa, durante as 24 horas por dia, sem limite de tempo, largura de banda ou volume de informação. "É através de uma maior circulação da informação que podemos ser cidadãos mais responsáveis", disse ontem Carmona Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) na apresentação do projecto-piloto Jardins Digitais. (...)  Em Junho, operadores e autarquia farão um balanço para avaliar se os Jardins Digitais prosseguem nos actuais moldes. "Gostaria que pudéssemos ter um dia uma cidade com acesso à Internet para todos os cidadãos", disse António Prôa, vereador do Ambiente e Espaços Verdes. O responsável afirmou que os Jardins Digitais já deviam ter acontecido há mais tempo, mas "nunca houve correspondência de vontades entre a câmara e os operadores". "A autarquia vai aproveitar este período para testar novas tecnologias no ponto de vista dos serviços, como a fiscalização e registo das ocorrências", adiantou».

fonte: Diário de Notícias, Marina Almeida, «Internet sem fios grátis em 21 jardins e miradouros de Lisboa», 1/11/06