Blogia
Transistor kills the radio star?

3.8 Banda larga

A rádio ameaçada quando a banda larga for mesmo móvel

 We're all still waiting for the mobile device that has high-bandwidth, always-on connectivity. (The iPhone isn't it -- unless you're sitting in a WiFi hotspot, and there aren't too many other people around.) Tim Westergren from Pandora predicted that once that happens, wireless delivery of music and video -- targeted to the tastes of the recipient -- will start to clobber traditional broadcasting.

A banda larga ainda não chega?

«Vários operadores de Internet de banda larga do Reino Unido estão a criticar o iPlayer da BBC, serviço que permite realizar o download de programas da estação, devido aos elevados custos inerentes ao streaming de vídeos on-line. De acordo com o Independent as operadoras estão preocupadas com o possível estrangulamento das suas redes por causa de centenas de milhares de cibernautas que querem ver os programas da BBC no iPlayer. Estas já ameaçaram que podem limitar a largura de banda da estação caso não contribua com os custos, o que como consequência diminuiria também o tráfego on-line disponível para a utilização do iPlayer. Para um porta-voz da Tiscali «o potencial que o iPlayer tem para sugar a banda larga é uma preocupação e temos de ter um melhor dialogo com a BBC sobre isso». Tal como o serviço de áudio «Listen Again», que permite ouvir programas de rádio emitidos pela BBC Radio até sete dias antes, o iPlayer vai permitir a quem faça o download do serviço aceder a conteúdos televisivos que passaram nos últimos sete dias. Estes conteúdos ficam depois disponíveis até 30 dias após download e podem ser vistos durante sete dias a contar da primeira visualização. O iPlayer entrou em fase Beta no passado dia 27 de Julho e deverá estar completamente funcional durante os próximos meses.»

fonte: «Operadores de banda larga contra iPlayer» Sol, 15/08/07

Tudo devido à banda larga...

«Música vendida (ou oferecida) directamente do criador ao consumidor, sem editora envolvida? Um canal de televisão inventado e gerido por nós mesmos? Ver o último episódio do Perdidos na carruagem de Metro, a caminho do emprego, na manhã seguinte? Escutar o programa de rádio que se não pode acompanhar em directo, dois dias depois, mesmo fora do alcance do emissor? Comprar filmes directamente para o computador, por download? Estes e muitos outros sonhos de outrora são realidade. Uma realidade disponível a cada um, para tal bastando uma ligação de banda larga à Internet»

fonte «A revolução digital que está a mudar o mundo», DN, Nuno Galopim, 24/9/06

Rádio e música compatíveis na BL

Muito interessante este estudo, divulgado pelo Obercom: "Um estudo da Management Network Group revela que os jovens procuram emissões radiofónicas e downloads de música nos serviços móveis de banda larga."

O que é que diz o estudo: de um a cinco pontos, os jovens que responderam podiam classificar cinco opções (rádio comercial, downloads, tv no telemóvel, videoclips e jogos 3D) e a rádio recebeu a maior percentagem de respostas (22% extremamente interessados, 17% muito interessados e 16% de alguma forma interessados). Segue-se a musica descarregada com 19%, 15% e 16% respectivamente.

mas o estudomerece uma atenção maior.