Blogia
Transistor kills the radio star?

3.4.2 Contributos da blogosfera

A blogosfera e os canais alternativos de divulgação

Antes ouvíamos a opinião na rádio ou líamos no jornal; hoje assiste-se a uma desacralização, com a abundância de informações na Net, em nome daquilo que Norbert Bolz (filósofo alemão) chama de «saber de profanos».

«Hoje, 2.500 anos depois,a «doxa» [grega] está de volta: na Internet, prevalece a opinião de todo o tipo de pessoas, muito poucas das quais são peritos. Ora, ao  agruparem-se essas opiniões, elas oferecem resultados manifestamente mais interessantes do que as de cientistas altamente especializados. É isso que é fascinante na Wikipédia. Uma opinião difusa e dispersa rivaliza com o trabalho universitário, por um espantoso processo de auto-organização»

(«O novo reino dos idiotas?», Courrier Internacional,, via Der Spiegel, s/p; data)

A blogosfera como espaço de evocação da democracia ateniense

defende Granieri (pag. 23 e 24).

A blogosfera potencia as redes sociais de conhecimento

«A difusão dos blogues «finalmente ligou» milhões de pessoas, convertendo-a de rede de conteúdos em infra-estrutura de discussão. Nesta perspectiva, os blogues são o anel que faltava entre uma aspiração planeada há anos e a sua realização prática. (…) Mas, diferentemente dos outros instrumentos, os blogues reagrupam os conteúdos por pessoa, fornecendo aos indivíduos um instrumento de identificação fortíssimo. Isto facilita a relação quer entre sujeitos que já se conhecem, quer com sujeitos que iniciam um novo contacto a partir do zero». (pág. 35)

 

Os blogues como espaço de reflexão comum

«Ponto de encontro entre redes sociais e tecnológicas, a blogosfera é uma rede de interacções intelectuais directas e navegáveis, resultado da contribuição gratuita, aberta e verificável das consciências e das opiniões de muitas pessoas sobre assuntos de interesse geral e em tempo quase real» (Derrick de Kerckhove, in Granieri, 2005:11-12)

O sucesso de uma música sem a rádio

A Internet pode ser uma ameaça à rádio tradicional, entre outras coisas, porque permite criar mecanismos alternativos à forma como se divulgam as novas músicas.
O International Herald Tribuna de hoje conta uma história que - acredito - não será pioneira mas - estou certo - se vai repetir no futuro: como uma obscura música de um obscuro grupo norte-americano chegou à MTV e está a fazer sucesso. Sem ter passado pela rádio. Como? Fez o circuito dos blogues!

"It’s this great way for bands who aren’t going to get on the radio to get exposure," Carswell said. (...) But blogs are acting as incubators for new talent like the Hysterics. It’s doubtful that MTV would have discovered the band as quickly otherwise.
Tudo aqui: A blog flogs its own 'best of' CD, By Brian MontopolI The New York Times, IHT