Blogia
Transistor kills the radio star?

5.4.3 A internet em Portugal

«36% das famílias portuguesas com net»

«No ano passado 36% das famílias portuguesas tinham Internet em casa e 45% dos lares dispunham de PC, de acordo com um estudo da consultora IDC, baseado em inquéritos a 998 famílias de Portugal Continental. A banda larga representa ma de três quartos dos acessos nos lares com Net» (Expresso/Economia, 14/10/06)

A rádio em Portugal e o on line

«A rádio é hoje o media que em Portugal melhor explorou as potencialidades da Internet. A rádio conseguiu estabelecer quais os pontos de contacto entre as suas características inatas e as características oferecidas pela internet. A esse fenómeno não são alheios os modelos de negócio radiofónico (assente na publicidade), a facilidade de conversão e distribuição do sinal sonoro em formato digital e a acima de tudo a dimensão intimista da rádio, a qual se casa perfeitamente com a construção de redes sociais permitida pela Internet. A rádio e a Internet completam-se assim na procura de uma mais forte proximidade com aqueles que ontem, a ouviam, e hoje a ouvem mas também a vêem e interagem com ela: os ouvintes.» (uma das conclusões do estudo do Obercom, «As rádios portuguesas e o desafio do (on) line»

Há cada vez mais lojas de música on line em Portugal

«Muito recentemente, registou-se esta coincidência abre mais uma loja portuguesa de discos on-line - a Zebra - e, ao mesmo tempo, uma das mais importantes cadeias de lojas de música - a Valentim de Carvalho - anuncia que, até 2007, pretende reduzir o número de estabelecimentos para dez. Já tiveram 100. Entretanto, nos planos da Flur, distribuidora independente com casa aberta em Lisboa, está "passar as vendas para suporte digital até 2007". Artur Ribeiro, da Jo-Jo's e CDGO, não tem dúvidas: "As grandes lojas de discos têm os dias contados".

O panorama de lojas de música on-line criadas em Portugal é crescente. Actualmente, a oferta é garantida por editoras, distribuidoras e lojas físicas que optam por estender as vendas ao suporte digital (ver guia rápido), até "porque já é um mercado comum que garante uma boa fatia das vendas de discos", comenta José Moura (...)

fonte: «Mercado de lojas de discos on line cresce em Portugal», Cláudia Luís, JN, 18/9/06

(NOTA: Há alguma confusão neste texto, uma vez que mistura venda de música em formato digital - como o iTunes - e venda on line de formatos físicos, como o LP ou o CD; a Zebra, por exemplo, é uma loja de vendas on line de discos convencionais...)

Os portugueses e os sites de música

«De Janeiro a Junho de 2006, foram 754 mil os residentes no Continente com 4 e mais anos os que visitaram sites de música, quando em suas casas navegaram na internet. Este número corresponde a 46.3% dos internautas portugueses.

Estes indivíduos visitaram perto de 24 milhões de páginas destes sites, tendo-lhes dedicado mais de 295 mil horas de navegação, uma média de 23 minutos por utilizador»

fonte: «754 mil visitam sites de música», Marktest, 7/9/06 (via NetFM)

Cinco anos de Cotonete

«O Cotonete, o primeiro portal de rádios onde cada ouvinte pode criar uma emissão à sua medida, tem a partir de hoje uma nova cara para celebrar os primeiros cinco anos de vida completados esta semana. Mais oferta de estilos de música e de novo a possibilidade de cada ouvinte poder escolher músicas por tema e autor são as principais novidades desta renovação de um projecto que já aloja mais de 30 mil rádios pessoais e que tem tudo pronto à espera da rádio do futuro. (...) «Somos únicos nesta oferta de conteúdos temáticos. A BBC só arrancará com este serviço em Janeiro do ano que vem» [Carlos Marques, director geral de multimédia da Media capital Rádios] (...) Os negócios multimédia da MCR representam 7,5 % das receitas do grupo e cresceram 50% no último ano» (...). Até 2004, o Cotonete deu a possibilidade, aos seus utilizadores, de escolherem para as suas web radios, música a música, entre a maior base de dados portuguesa de música. mas a legislação europeia, na ausência da nacional, impôs em 2004 que quem queria fazer uma rádio pudesse apenas escolher o estilo de música preferido: soul, jazz, pop, fado, dança, alternativa. E não era possivel saltar um tema. «A maior novidade deste aniversário é que já negociámos direitos com duas editoras para se voltar a escolher música a música», conta o responsável. (...)»

fonte:  «Cotonete celebra cinco anos de rádio a la carte», Ana machado, Público, 15/9/06,

Televisão já não é a preferida

«Navegar na Internet é a ocupação preferida de 40 % dos jovens portugueses depois do jantar, revela o estudo «Crianças e Jovens: A sua relação com as tecnologias e os meios de comunicação», realizado pelo Centro de Investigação e Estudos Sociológicos (CIES) do ISCTE, com a PT.COM. A televisão aparece em segundo lugar com 30% das preferências, à frente dos jogos (12%).. Mas se tivessem que optar apenas por um meio de comunicação, o inquérito, realizado on line no portal SAPO durante um mês (1353 respostas), indica que 70% optariam pela Internet e que a TV seria primeira opção para apenas 20%. Menos folgada é a escolha quando colocados perante a opção entre Internet e telemóvel. A maioria (505) continua a preferir navegar na Web, mas já há um numero significativo (43%) que optaria pelo telemóvel (...)»

fonte: Expresso/Economia, «televisão já não é a preferida», João Ramos, 26/8/06 (pág. 14)

Portugueses passam muito tempo na net

Um estudo da Comscore World Metrix diz que os portugueses são, a nível mundial, os nonos que mais tempo passam na net (via Expresso/Economia/19-08-06):

Top 15 Countries by Average Monthly Hours Online per Unique Visitor

Among Visitors Age 15+*March 2006 

Total Worldwide – All Locations

Source: comScore World Metrix 

 

Avg. Hours per Visitor March-06

Worldwide

31.3

Israel

                57.5

Finland

                49.3

South Korea

                47.2

Netherlands

                43.5

Taiwan

                43.2

Sweden

                41.4

Brazil

                41.2

Hong Kong

                41.2

Portugal

                39.8

Canada

                38.4

Germany

                37.2

Denmark

                36.8

France

                36.8

Norway

                35.4

Venezuela

                35.3


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* Excludes traffic from public computers such as internet cafes

or access from mobile phones or PDAs.

 

RFM vende músicas

«A RFM, rádio do Grupo Renascença, assinou um acordo com a MúsicaOnline, com o intuito de disponibilizar para venda as músicas que têm lugar na grelha da emissora. "A RFM passa a ser a primeira rádio nacional, e uma das primeiras da Europa, a dar a possibilidade aos seus ouvintes de adquirirem as músicas que ouvem e que gostam", informou a estação em comunicado.

O sistema, em funcionamento desde ontem, pode ser acedido através do site http://www.rfm.pt/queMusica_MO.asp?, onde está colocada uma listagem das músicas tocadas na rádio. Fruto do acordo com a MúsicaOnline, loja de download de música lançada o ano passado, os ouvintes da RFM podem assim descarregar para computador ou Mp3 as suas canções favoritas.

“É frequente os nossos ouvintes perguntarem-nos os nomes das músicas que tocamos e onde as podem comprar. Agora, o site da RFM passa a responder a estas solicitações de uma forma muito mais completa, já que, para além de poderem ficar a saber os nomes das músicas de que gostam, também as podem comprar”, referiu António Mendes, director de programas da RFM.»

fonte: «RFM vende música online», Meios e Publicidade, Hugo real, 13/7/06

Aumento do consumo da net em casa

«Nos primeiros seis meses de 2006, os portugueses dedicaram à internet cerca de 94 milhões de horas, uma média de cerca de uma hora por utilizador. Estes números correspondem a um crescimento de 30.8% face ao semestre homólogo do ano anterior, quando se contabilizaram cerca de 72 milhões de horas de acesso à internet»

fonte: «Consumo doméstico de internet aumenta 30%».; Marktest, 11/7/06

Os portugueses e a rádio na net

«As rádios online são escutadas por 921 mil portugueses (26.8%)»

fonte: Sara Ribeiro, «Internet no telemóvel usada por 373 mil portugueses», Diário Económico,  1/6/06, in http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diario_economico/edicion_impresa/media_x_publicidade/pt/desarrollo/654680.html

Da rádio das selecções

"A Media Capital Rádios (MCR) lançou-se hoje num novo projecto de rádio que vai acompanhar as selecções nacionais, de Sub-21 no campeonato da Europa e, a principal, no Mundial 2006. Na apresentação, Carlos Marques, director de multimédia da MCR, mostrou-se confiante no projecto com que espera alcançar cerca de 500 mil ouvintes, nos dois meses de transmissão. «Estamos convictos que, com esta rádio, venhamos a ter muito feedback dos nossos ouvintes e que esta alegria à volta da selecção contagie as pessoas a ouvir a rádio», comentou à «Agência Financeira». Já a nível de AM, a MCR espera conseguir «à volta de um milhão de ouvintes nos dois meses». Quanto ao valor de investimento não quis adiantar, dizendo apenas que é uma quantia «considerável para um projecto deste tipo». O investimento que está a ser feito «tem de ser compensado também pelas receitas e, por isso, temos que ter algum cuidado. Tem uma equipa própria com sinergias não só da própria rádio, mas também do grupo».

Ainda a respeito dos investimentos, o CEO da MCR, António Craveiro, referiu que os «custos do projecto, que têm algum significado, estão completamente cobertos. Felizmente tivemos a boa surpresa de muitas marcas quererem apostar neste projecto»." Assim, a MCR vem, mais uma vez, inovar no tipo de conteúdos transmitidos, uma vez que, até há pouco tempo, as suas rádios eram apenas musicais. «É um projecto de componente experimental. O que nos move é esta iniciativa representar uma incursão nesses territórios de conteúdos que anteriormente não apostávamos ou apostávamos menos», adiantou António Craveiro.  Relativamente à continuidade desta iniciativa, o director de multimédia admitiu essa possibilidade. «Estamos abertos a todos as oportunidades de mercado. Se chegarmos à conclusão que este é um bom projecto e que tem pernas para andar, porque não», respondeu. A partir de hoje e até dia 10 de Junho, vai estar, então, no ar a Rádio Portugal (1035 Onda Média ou www.radioportugal.clix.pt) que dará todo o destaque à Selecção de Sub-21 no Europeu, a decorrer em Portugal, entre 23 de Maio e 1 de Junho. Já de 9 de Junho a 9 de Julho, a atenção estará centrada no campeonato Mundial, na Alemanha.

Esta rádio de informação desportiva vai ter ainda uma vertente de entretenimento, com diversas rubricas, debates, concursos, humor e comentários. «É uma rádio que vai ter que informar, mas num ambiente de festa», terminou Carlos Marques. A Rádio Portugal resulta de uma parceria com o site Mais Futebol e conta com o apoio das restantes rádios da MCR e da TVI.»

fonte: «Media Capital investe numa rádio para as selecções nacionais», Agência Financeira, 2006/05/15

A minha opinião sobre o projecto.

Rádios portuguesas inovam

«Rádios temáticas e ‘downloads’ para iPod abrem novos caminhos
Na convergência para novos meios e formatos, a RTP vai apresentar em breve novos projectos: rádios temáticas e disponibilização de conteúdos para iPod. A RTP não quer perder o barco multimédia, na medida que estes serviços já existem em outros órgãos de comunicação. Nas rádios temáticas, estão em preparação a “Rádio Mozart”, cujo pano de fundo é a celebração dos 250 anos do nascimento do compositor austríaco;  e ainda a “Rádio Mundial”, que irá estar disponível online durante o campeonato do mundo da Alemanha. Quanto aos conteúdos para iPod, deverão ser entrevistas, rubricas ou programas das rádios do grupo, mas estão também previstos conteúdos exclusivos para aquele formato

No Jornal de Negócios: «Media Capital lança rádio para acompanhar Mundial. A mediacapital rádios lança segunda-feira a Rádio Portugal, uma emissora que pretende acompanhar, minuto a minuto, as selecções portuguesas de futeol no Europeu sub-21 e no Mundial 2006. A rádio vai utilizar os suportes internet, podcast e «mobile» e terá emissões em onda média e no serviço de rádio digital da Tv Cabo»

Portugal vai ter um sistema fiável de medição de audiências na net?

O problema não se põe apenas nos EUA: também em Portugal o mercado publicitário tarda em descobrir o potencial da internet,  seja por influência (receio) dos meios tradicionais seja porque falta um sistema de medição credível (independente), aceite pelo mercado publicitário.  Pois, parece que a situação está em vias de se resolver, uma vez que operadores multimédia e agências estão a concertar uma forma de ter numeros credíveis!

Publicidade na internet (Portugal) cresce

"A Internet é o meio em Portugal que mais vai crescer este ano. As estimativas da Carat apontam para valores na ordem dos 30%, face a 2005, um crescimento superior à média dos países europeus, 15,9%, e ao investimento nos Estados Unidos, 18,5%.
“A Internet tem uma capacidade mensurável muito superior aos outros meios, o que faz com que os anunciantes possam estudar o consumidor e personalizar a sua comunicação ”, explica André Freire de Andrade, director-geral da Carat Portugal, sublinhando o maior consumo do meio ‘online’ com a chegada da banda larga. “A mensagem ‘online’ tem maior eficácia no utilizador, do que os anúncios de televisão. Os ‘marketeers’ estão, assim, a alocar mais ‘budget’ para a Internet”, afirma ainda o responsável." ("Investimento na Internet atinge os 30 milhões de euros", Diário Económico, Catarina Frazão, 13/2/06).

Mais projectos Cotonete

Depois da ideia de transformar os blogues em programas de rádio, a Cotonete avança com mais uma proposta inovadora naquilo que ainda pode ser conhecido como rádio na internet (!):

(do Press Release da Media Capital)

"Cotonete Lança Novo Serviço: Cotonete Rádio Blog

O Cotonete Rádio Blog é uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores registados no Cotonete colocar num blog ou página pessoal na web um pequeno player, ao qual são adicionados rádios e canais do Cotonete, bem como rádios pessoais.
Para além de dar a oportunidade de cada utilizador seleccionar a ‘banda sonora’ ideal, este serviço permite seleccionar a cor e definir qual das rádios adicionadas tocará em primeiro lugar, assim que se entrar no respectivo blog ou página na internet.
O player inclui um pequeno banner publicitário, cujas receitas serão partilhadas pelo Cotonete com diversas Instituições de Solidariedade. A cada mês será seleccionada uma Instituição, que receberá 20% da receita gerada pelo banner solidário nesse mês.
http://cotonete.clix.pt/radio_blog/index.asp"

 

Transformar os blogues em programas de rádio (e trazer mais gente para a rádio)

"A Rádio Comercial, primeira estação portuguesa a emitir em directo na Internet, é agora a primeira a trazer o fenómeno dos blogs para o éter.
O que lhe propomos é transformar o seu blog numa hora de rádio. Nós pegamos nas suas palavras e juntamos a música, dando uma vida nova ao seu refugio na Internet.
Damos-lhe a gravação, para mais tarde recordar, e uma semana de link directo a partir do nosso site.
E atenção: além de poder ouvir o seu Blog na rádio, você habilita-se ao prémio de Melhor Blog do ano!
O Meu Blog dava um programa de rádio, brevemente, ao fim de semana, na Rádio Comercial
."

da página "O meu blogue dava um programa de rádio" da Rádio Cormercial