Blogia
Transistor kills the radio star?

A música na net não é apenas pop/rock; música clássica

«O propósito do MusOpen é tornar pública toda a música que já não esteja abrangida pela protecção de direitos de autor. E o serviço online adicionou recentemente novos títulos ao seu repertório: as 32 sonatas para piano compostas por Beethoven disponíveis para download gratuito e ilimitado.

Muitas das partituras escritas pelos grandes compositores da história da música fazem parte do domínio público desde há muito - os direitos expiram ao fim de 70 anos depois da morte do respectivo autor. Mas esta condição não torna acessíveis as obras gravadas para serem utilizadas em remisturas ou bandas sonoras. Às edições discográficas estão associados direitos conexos, que recaem sobre os intérpretes que executam as obras. E na Europa, a sua duração é de 50 anos desde a edição comercial. Tais direitos impedem a utilização livre dos registos.

O MusOpen propõe a regravação destas obras por músicos profissionais. Para tal, convoca os seus utilizadores para o apoio nos custos que suportam tal processo. As doações feitas online servem para pagar as gravações, que posteriormente são colocadas no site à disposição de qualquer pessoa. Por exemplo, para gravar as 32 sonatas de Beethoven foram recolhidos dois mil dólares em doações. De acordo com o próprio MusOpen, são necessários cerca de cinco dólares por pessoa para que uma gravação deste género seja concretizável (menos de cinco euros)»
 (ou seja, à margem das editoras, um modelo de viabilização alternativo ao dos sites de pop/rock)

Outras opções, aqui sistematizadas por Paulo Querido.

 

0 comentarios