Blogia
Transistor kills the radio star?

Sobre a definição de rádio (redifinir ou reinventar)

se não se define rádio através da caixa nem do meio de transmissão, resta o conteúdo. Sim, rádio é contéudo. [o que se assiste nesta altura é a uma profissão de fé nos conteudos como decisivos para o 'triunfo' da rádio; rádio é humanidade não é tecnologia, disse o presidente da GCap Richard Eyre; a questão é se, confundidos pelo passado - televisão, etc - não estarão a ver mal a internet, encarando-a apenas como tecnologia; o futuro não será decidido por sistemas de distribuição mas pelo conteudo e pela criatividade, ouve-se) 

Mas não é possivel entender esse conteudo como musica, voz ou efeitos (e silencio) nem apenas como audio (caso contrário, um animador num carrossel seria rádio). Rádio pressupõe tambem uma forma de programar esses conteudos audio (o tal fluxo continuo pré-programado e não manipulável)

Neste contexto, redifinir é, com este ou outro nome (provavelmente mantendo este durante muito tempo), é construir a partir do existente. é acrescentar, é evoluir a partir do existe, mas mantendo uma espinha dorsal, que - com o tempo - se irá perdendo. É continuar a chamar rádio a uma coisa bm diferente, faltando saber se a ideia central se mantém;

Reinventar é mudar, é romper, é falar de um novo meio - esse sim, a exigir um novo nome.

0 comentarios