Blogia
Transistor kills the radio star?

DAB: parte do problema e não da solução

No caso da Grã-Bretanha o problema é ainda mais grave, porque aquilo que há 15 anos parecia uma óptima ideia – o DAB -, é hoje parte do problema e não da solução. Visto a esta distância, o DAB é apenas um FM melhor, mas na Grã-Bretanha têm sido gastos milhões nessa tecnologia – e há ainda um novo e ambicioso projecto, do Channel 4, para nascer. É verdade que se vende(ra)m muitos rádios DAB por lá, mas as audiências são ainda minoritárias e a publicidade atribuída a esses canais não compensa. O DAB continua a ser um mau negócio. Além do mais, enquanto pensam – e gastam, tempo e ideias – nessa tecnologia, não estão a investir em conteúdos para a Internet. Não é por acaso que, à excepção da BBC, o panorama do web-conteúdo é fraco na GB. Mas também não é por acaso que a BBC tem 60 por cento das audiências, contra 40 por cento da rádio comercial.

A verdade – por muito que custe admiti-lo – é que a industria não sabe o que fazer. Dá alguns passos tímidos, proporcionais ao desconforto, e vai vendo como evolui. A questão é que esse ritmo é muito mais lento do que aquele que é imposto por outros operadores, sem ligação à rádio, e que estão a fazer diversos negócios – como mostrou um dos fundadores da Last.fm (um dos maiores jornais da Europa, o Bild, tem um canal de rádio na net. Com quem? Com a Last.fm, claro).

De uma forma muito básica, diria que a rádio britânica está num buraco chamado DAB. O problema é que, em vez de encontrar a saída no local onde entrou, continua a escavar, à procura da luz ao fundo túnel. O túnel está cada vez mais escuro, e a rádio cada vez mais desorientada. Na conferência, um responsável por uma empresa de pesquisa ligada à bolsa, a Dresdner Kleinwort, aconselhou a investimentos de longo prazo, porque a rádio é resilenta (ou seja, a velha ladainha de comparar a Internet com a televisão e a fé de que a história se repetirá).

Por isso, a conferência que se chamava ‘radio 3.0’, foi sobretudo sobre o que fazer com um problema chamado DAB. (notas sobre a conferência 3.0 realizada ontem em Londres)

0 comentarios