Blogia
Transistor kills the radio star?

A criatividade (talento) será a solução?

Notícias como esta («Universal to allow free music downloads») podem querer significar duas coisas - que se trata de uma experiencia (e, por exemplo, uma moda) ou que a música tendencialmente será grátis. E legal. A rádio musical é a mais atingida por esta situação: que lugará estará reservado para a rádio musical quando todos estivermos em rede (ligados) e encontrarmos toda a música de que gostamos (incluindo a nova, que não conhecemos...) na rede (com uma infinidade de recursos, como listas personalizadas, e «transportáveis/embedded»)?

Quanto maior for a oferta, quanto maior for a escolha, mais necessidade de que alguém (ou algo - pode ser um computador ou o chip do iPod...) faça a selecção. Podemos ser nós próprios, podemos entregar à maqúina (de acordo com coordenadas dadas por nós ou em 'roda livre') ou podemos confiar em alguém. Que, com talento e criatividade, o faça por nós.

Mas não bastará apresentar um fluxo de emissão (musical), ainda que com muito talento e criatividade. A rádio ter-se-á de fazer acompanhar de ferramentas (que já existem fora da rádio) para competir com vantagem; por exemplo permitir o download das musicas que passaram (ainda que com publiciddade ou a um preço 'competitivo'), além de muitas outras opções de consumo activo.

0 comentarios