Blogia
Transistor kills the radio star?

A importância que a net tem para estes jovens

JA USADOS «Mas porque será que as novas tecnologias de comunicação têm tanto I sucesso? Em Pensar a comunicação abordei já este problema, tendo sublinhado a importância para os mais jovens da ideia de abertura - mas não só. São igualmente factores de atracção a recusa da omnipresença dos meios de comunicação de massas, o desejo de responder à inegável angústia antropológica, a atracção pela modernidade, enfim, a procura de novas solidariedades com os países mais pobres.» (Wolton, 2000: 77)

«Existem três conceitos fundamentais para compreender o sucesso das novas tecnologias: autonomia, domínio e rapidez. Cada um pode agir, sem intermediário, quando quiser, sem filtro nem hierarquia e, o que é mais importante, em tempo real. Não se tem que esperar, age-se e o resuItado é imediato. Isto confere um sentimento de liberdade absoluta, e mesmo de poder, que se manifesta na expressão "surfar na Net". Este tempo real que desarruma as escalas habituais do tempo e da comunicação é provavelmente um factor de sedução essencial. » (Wolton, 2000: 77)

«De resto, esta [juventude] encontra nas novas tecnologias um veículo adicional de distinção em relação aos adultos, simbolizados no império da televisão. Mas a vontade de distinção é sem dúvida menos forte do que a sensação de participar por intermédio das novas tecnologias numa aventura nova. Não é só a história não estar terminada, é o multimédia abrir um novo capítulo na história da comunicação, do trabalho, das relações pessoais, dos serviços» (Wolton, 2000: 79/80)

«(...) nesta utopia da Net, o mais importante não é o fascínio pela técnica, pois a juventude dos países ricos vive desde os anos 70 num universo tecnológico; o mais importante está no facto da Net se ter tomado o suporte de sonhos eternos de uma nova solidariedade.» (Wolton, 81) 

1 comentario

lolol -

a net é phoda66