Blogia
Transistor kills the radio star?

«Jovens europeus trocam televisão pela internet»

«Os utilizadores de internet na Europa estão em média 12 horas por semana online, com jovens entre os 16 e os 24 anos a dispender mais tempo online do que aquele que dedicam à televisão. Estas foram algumas das conclusões de um estudo ontem revelado, levado a cabo pela European Interactive Advertising Association (EIAA) e realizado em Setembro, em dez mercados europeus, entre os quais Reino Unido, Alemanha, Espanha, Itália, um lote que não inclui Portugal.

Segundo o Mediascope Europe, 82% dos jovens entre os 16 e os 24 anos acedem à internet entre cinco a sete dias por semana, enquanto que apenas 77% vê televisão com a mesma regularidade (números que indiciam uma quebra de 5% face ao ano passado). Este segmento regista ainda um consumo de internet 10% acima do consumo de televisão e, cerca de metade (48%) admite que o consumo de televisão desceu em resultado directo do seu consumo de internet. Se no caso dos jovens, o consumo de televisão, ao que os dados sugerem, está a diminuir a mesma tendência não se está a verificar noutras faixas etárias com tanta prevalência. De acordo com os dados recolhidos pelo Mediascope, o consumo de televisão tem-se mantido estável nos 86%. Todavia, 75% dos inquiridos utilizam com frequência (entre cinco a sete dias por semana) a internet.

Dos 169 milhões de europeus online, oito em cada dez acede através de uma ligação em banda larga, o que talvez explique a crescente popularidade dos serviços de vídeo online e de televisão. Trinta por cento dos inquiridos elegem ver filmes, televisão ou vídeo clips como a sua actividade favorita online, 20% fazer downloads dos mesmos, 31% ouvir rádio e, igualmente 31% fazer downloads de música.»

fonte: «Jovens europeus trocam televisão pela internet», Meios & Publicidade, 13 de Novembro de 2007 , por Ana Marcela

0 comentarios