Blogia
Transistor kills the radio star?

Causas para a crise na indústria discográfica

«Os problemas na indústria da música não se limitam às vendas de CD. As rádios rock, que foram durante muito tempo o veículo de marketing preferido pelas editoras, estão a sofrer os mesmos dissabores. Em 1993, os norte-americanos passavam uma média de 23 horas e 15 minutos por semana com a rádio ligada. Na Primavera de 2004, esse número tinha descido para 19 horas e 45 minutos. As audiências de rádio estão agora no mínimo dos últimos 27 anos e é a programação de música rock que parece estar a sofrer mais. (...)

Os especialistas continuam a não chegar a acordo quanto ao principal motivo, mas eis os principais candidatos:

.O aparecimento do fenómeno do iPod: Com um rádio personalizado, quem precisa de banda FM?

.O telemóvel: Os condutores a caminho do trabalho ou de casa, presos no trânsito, eram a salvação da rádio nos anos 80. Actualmente, continuamos a ficar presos nos engarrafamentos, mas optamos por falar ao telefone.

. A Lei das Telecomunicações de 1996 (EUA): Ao acrescentar mil estações de banda FM ao sinal de áudio, esta legislação aumentou a concorrência e provocou estragos no modelo de negócio dos incumbentes. A lei também flexibilizou os limites de propriedade em cada mercado, levando à...

.Clear Channel: Frequentemente acusada dos dissabores da rádio, esta gigante dos media é tanto um sintoma da feroz economia desta indústria quanto uma causa. Uma vez que a Lei das Telecomunicações nos EUA enfraqueceu o negócio das rádios locais em finais da década de 90, a Clear Channel podia ir comprando as estações em dificuldades. A empresa é actualmente proprietária de mais de 1.200 dessas estações, o que corresponde a uma em cada dez. (...)

.A punição da obscenidade pela Comissão Federal de Comunicações (FCC): Sempre fez parte das suas funções policiar aquilo que era dito nas emissões de rádio e televisão, mas a FCC raramente exerceu o seu dever com tanto vigor como nos últimos cinco anos. O principal alvo foi Howard Stern, uma personalidade "terra-a-terra" da rádio com tendência para o obsceno. Depois de incorrer em coimas sem precedentes, Stern acabou por desistir das emissões da rádio terrestrce. No final de 2005, transitou para a rádio por satélite Sirius, onde se estreou - praticamente sem censura - para uma audiência de assinantes em Janeiro de 2006. (...)» (Anderson, 2007: 37/38) 

0 comentarios