Blogia
Transistor kills the radio star?

As primeiras do iPhone (nova categoria ou fusão de categorias)

- É ainda uma novidade e pouca coisa se sabe. AInda assim, o modelo original aparece associado a um operador de telemóveis dos EUA (a Cingular), não se sabendo se poderá funcionar com outros (e fora dos EUA?);

- para bater a mais-valia do Zune, o iPhone permite a troca de informações/dados por wi-fi («Mas, ao contrário do Zune, iPhone Wi-Fi é apenas para conectar a internet através de hotspots ou redes. Não será aberto a conexão peer-to-peer»)

- «O preço do iPhone, a atuação exclusiva da Cingular e a falta de usabilidade do aparelho para os negócios podem transformar o produto em apenas uma solução de nicho luxuosa para pessoas muito ricas?»

«Jobs vê o iPhone como uma revolução da mesma forma que o Mac foi em 1984 e o iPod em 2001. Nem todos têm a mesma opinião. O Mac e o iPod criaram categorias e indústrias de produtos completamente novas; o iPhone, enquanto que inovador no design, basicamente combina duas categorias de produtos existentes. Um feito? Sim. Quebra de paradigma? A conferir

«De vez em quando chega um produto revolucionário que muda tudo. É sorte se pudermos trabalhar num ao longo da carreira... e a Apple é sortuda por já ter lançado vários", disse Steve Jobs. O novo telefone vai estar disponível em Junho, nos EUA, em duas versões: uma com 8 gigabytes (GB) de capacidade de armazenamento, que custará 600 dólares, e outra com 4 GB, a cerca de 500 dólares. À Europa chegará no final do ano, e na Ásia só em 2008. Tem uma câmara fotográfica com 2 megapixels de resolução e um ecrã táctil com 8,8 centímetros de diagonal. Nos EUA, o telemóvel da Apple funcionará na rede Cingular Wireless. O seu desenvolvimento levou ao registo de mais de 200 patentes, o que o torna numa das maiores inovações da empresa. O facto de ter o sistema operativo OS X - usado nos computadores da Apple - significa que o iPhone terá muitas das funções habituais naquelas máquinas. Permitirá aceder ao correio electrónico de forma automática ou ver os mapas do Google (...) Citado pelo site da revista PC World, Jobs comentou que já existem outros telemóveis que fornecem acesso ao correio electrónico e a uma "Internet bebé". Mas considerou que esses dispositivos - os smartphones - "não são assim tão "espertos" nem fáceis de usar." (Publico.pt, «Apple lançou o iPhone, o telemóvel mais esperado dos últimos tempos», 10/01/07)

«What happens when you shimmy the WiFi capability of the iPhone to the next generation iPods which, no doubt, will debut in time for Christimas 2007? Further, what happens when Apple soups up their radio streaming services in order to add value to this WiFi capability?The answser: Radio becomes portable again. Your station - along with thousands of others streaming from radio stations and bedrooms all over the world. Steve Jobs projects the iPhone will have 10 million units on the market in 2008 - at least 8 million more iPhones than there will be HD radios (at a price point hundreds of dollars higher, I might add). And that doesn't count many millions more WiFiPods which will bring thousands of new radio competitors to the ears of your audience.» (Mark Ramsey, Hear2.0, 10/01/07)

A Cisco Systems já tem um iPhone... «(...) One source to Digital Music News noted that "Apple will keep the iPhone name," but that Cisco simply "wants Apple to conclude its agreement".  The companies had been negotiating over rights to use the name, but terms were not finalized prior to the Macworld announcement.»

0 comentarios