Blogia
Transistor kills the radio star?

«OPeradores portugueses querem 4G»

«o WiMax deverá ser concorrente da tecnologia 3G em Portugal já em 2008. Os operadores portugueses de telecomunicações estão a estudar a entrada da tecnologia WiMax no mercado, previsto para 2008. EStá na mira da Vodafone, TMN, PT Comunicações e Novis, que admitem realizar investimentos nesta rede, assim que seja definido um enquadramento pela ANACOM, actualmente em consulta pública. (...) Permite velocidades de transmissão de voz e dados três vezes superiores às actuais redes celulares de terceira geração móvel (3g ou 3,5G) com custos de infraestrutura mais baixos. (...) Tecnologicamente o WiMax é uma evolução do já existente wi-fi (...). A questão que se coloca é saber até que ponto o WiMax poderá vir a ser um sério concorrente do 3G, já que muitos operadores móveis fizeram pesados investimentos nesta rede que ainda está em fase de rentabilização. (...) não se prevê uma expressão alargada do WiMax, apesar destas redes poderem, potencialmente, cobrir cidades inteiras.»

Duas perguntas a Filipe Ribeiro, CEO da Greenwich Consulting

P Quais as vantagens do WiMAX face às actuais redes 3G?

R Estas tecnologias (baseadas no standard IEEE 802.16) podem essencialmente ser comparadas em velocidade e mobilidade com as actuais redes 3G: o WiMAX apresenta vantagens em termos de velocidade (ex. HSDPA pode permitir a prazo 14Mbps «versus» 50Mbps para o WiMAX), mas também tem mais limitações de mobilidade.

P Pode-se apelidar o WiMAX como quarta geração móvel (4G)?

R É essa a nomenclatura que muitos dos intervenientes no sector utilizam, dadas as suas características evolutivas quando comparado com as redes de 3G. A título de exemplo, um executivo de um dos grandes fornecedores de telecomunicações disse recentemente que “WiMAX é 4G. Somos bastante claros neste ponto”.


fonte: «OPeradores portugueses querem 4G», Expresso Economia, 30/12/06 Manuel Posser de Andrade

0 comentarios