Blogia
Transistor kills the radio star?

Concorrente do iTunes chega à Europa

«A eMusic, a segunda maior loja de música online a operar actualmente (depois da iTunes), abriu a sua filial europeia, oferecendo downloads sem qualquer tipo de restrição digital, em troca de uma assinatura mensal. O serviço está alojado no website www.emusic.com e é o maior distribuidor de música digital associada a editoras independentes (cerca de 8500, no total).

O serviço eMusic funciona com base num pagamento mensal que garante o acesso a um determinado número de downloads: 12,99 euros representam 40 ficheiros mp3, enquanto 20,99 euros por mês asseguram 90 canções descarregadas. Esgotado o limite dos downloads, cada assinante poderá pagar por cada canção extra ou adquirir os chamados booster packs, ou seja, novos pacotes de downloads.

Contrariando os métodos seguidos por outros serviços (como o iTunes ou o Napster), os ficheiros descarregados através do eMusic não estão condicionados pelos direitos digitais (DRM). Ou seja, a cópia dos ficheiros em CD não está limitada, nem a sua transferência para outros computadores ou leitores portáteis. Tratam-se de ficheiros mp3 que podem ser descodificados por qualquer leitor de música digital, incluindo o iPod da Apple. Ao contrário de serviços como o Napster, os ficheiros já descarregados não são apagados do computador se o utilizador cancelar a sua assinatura.

O catálogo da loja eMusic abrange cerca de 1,7 milhões de títulos, associados a editoras independentes, como o grupo Beggars (XL, Matador, Beggars Banquet, 4AD), Edel ou Domino, que até agora não estavam acessíveis no formato digital na Europa. De fora ficam os títulos das chamadas majors, associadas a outros serviços.

Neste momento, o iTunes domina o mercado europeu, com cerca de 80% das vendas registadas. O objectivo da eMusic é a concorrência directa ao iTunes. O próprio presidente da eMusic, David Pakman, afirmou, durante a apresentação do serviço na Europa, que "o domínio do iTunes no mercado europeu chegou ao fim".

A chegada do eMusic à Europa surge pouco depois de o serviço MySpace (www.myspace.com) ter anunciado que os músicos e as bandas sem contrato discográfico, que tenham ali o seu espaço registado, poderão começar a vender as suas músicas livremente (a um preço definido pelos próprios). O MySpace é um dos grandes responsáveis pela recente descoberta de novos grupos que entraram com sucesso no mercado pop-rock e foi o site mais visitado na América do Norte em 2005. Hoje tem cerca de 106 milhões de utilizadores. »

fonte: «E Music chega à Europa sem restrições digitais», Tiago Pereira, DN, 13/9/06

0 comentarios