Blogia
Transistor kills the radio star?

«Ninguém pode parar o futuro»

O Público de hoje conta a história de um artista chamado  Danger Mouse (Brian Burton), o primeiro a atingir o top de vendas inglês apenas com descarregamentos na internet.

Três excertos:

«Se existe uma personalidade que simbolize as transformações da indústria da música esse alguém é o americano Danger Mouse. No início de 2004 resolveu criar um disco que resultaria da junção entre os elementos vocais do The Black Album do rapper americano Jay-Z e partes instrumentais do The White Album dos Beatles. Chamou-lhe The Grey Album, mas quando se preparava para o editar a EMI ameaçou-o com um processo, não só porque estava em causa a obra dos Beatles, mas também porque o braço-de-ferro entre a indústria e todos os que adoptavam formas de criação e difusão diferentes das que pratica estava no auge»;

«Se Brian Burton apenas queria que a música chegasse ao público consegui-o. Milhões fizeram-no, transformando The Grey Album no primeiro longa-duração a ser objecto de um movimento de massas na Internet. O sucesso assustou-o - "houve uma altura em que pensei que a minha carreira terminara", dizia nessa altura -, mas afinal o efeito foi outro. O cantor dos Blur e mentor do projecto Gorillaz, Damon Albarn, convidou-o para se juntar a este projecto. São dele as bases instrumentais do último álbum dos Gorillaz, o muito bem sucedido Demon Days»

«Lançado pela multinacional Warner, o single Crazy tornou-se no primeiro disco da história a chegar ao primeiro lugar do top inglês, antes de chegar às lojas no formato físico, apenas pelo número de vendas digitais - cerca de 31 mil descarregamentos numa semana. De acordo com os dados revelados ontem pela indústria britânica, Crazy continua a liderar o top pela segunda semana consecutiva.
Mais uma vez, a curta história de Danger Mouse confunde-se com as transformações profundas que estão a ocorrer na indústria da música. Em declarações à imprensa, proferidas no final da semana passada, disse-se "surpreso" com o sucesso do single Crazy, um pedaço de soul psicadélica retro, mas não com o facto de terem alcançado o primeiro lugar apenas através de descarregamentos: "Quando me vi envolvido no episódio do Grey Album percebi que ninguém pode parar o futuro", disse simplesmente. O álbum St. Elsewhere dos Gnarls Barkley é colocado à venda nas lojas a 9 de Maio».

fonte:  Vítor Balenciano, Público, «Danger Mousa faz história na era digital», 17/4/06
 

0 comentarios