Blogia
Transistor kills the radio star?

Telemóveis vão matar LAD

A previsão é de um responsável da Nokia: tal como aconteceu com as máquinas fotográficas analógicas, e vai acontecer com as digitais, os telemóveis vão matar os leitores de audio digital (ou será que, como se fala com o iPod, este também será um telemóvel?):

«O sucesso dos telemóveis, enquanto dispositivos multimédia, vai provocar o desaparecimento de muitos fabricantes de leitores de áudio e câmaras digitais. Quem o afirma é um responsável da Nokia, em declarações ao Financial Times.
Anssi Vanjoki, director da divisão multimédia do maior fabricante mundial de telemóveis, recordou antigas previsões da Nokia, em 2000, relativamente à "morte" da indústria de fotografia.
Para o responsável, as empresas que se dedicam apenas ao fabrico deste tipo de equipamentos têm o futuro em cheque, na medida em que os telemóveis, se convertem, cada vez mais, em opções de compra.
Mais avançados e versáteis, os terminais actuais cruzam aparelhos de telecomunicações com leitores de áudio e câmaras digitais. É este "tudo em um" que poderá condicionar a opção dos consumidores. Os musicphones , por exemplo, poderão vingar no mercado, em detrimento dos leitores específicos.
A Nokia produziu, em 2005, 100 milhões de telemóveis com câmara, tornando-se assim a maior fabricante deste tipo de componentes no mundo. Em Janeiro, a Konica Minolta anunciou o abandono do mercado da fotografia (ver link). A Agfa-Gevaert, por sua vez, vendeu en 2004 a sua famosa divisão fotográfica.
«Nos próximos 6 a 12 meses, virão a público mais anúncios destes. Os próximos a desaparecer serão os fabricantes de aparelhos de música», disse Vanjoki, citado pela Reuters.
No ano passado, a Nokia produziu 40 milhões de telemóveis com capacidade para reproduzir música e pretende duplicar as vendas em 2006. Funcionalidades como a gravação de vídeo, outrora disponível apenas nos terminais mais caros, são hoje comuns. A tendência é para que a qualidade melhore e a tecnologia se torne mais acessível». (fonte: «Nokia prevê desaparecimento dos leitores de MP3 e câmaras», JC, 2006/03/25, Ciberia)

Bill Gates disse o mesmo há um ano!

0 comentarios