Blogia
Transistor kills the radio star?

Geração 3,5G (HSDPA) resolve tv móvel?

De acordo com informações do último Expresso ("Geração 3,5 em Junho", manuel Posser de Andrade, 18/2/06, suplemento de economia), vem aí a evolução da 3G "que permite um aumento considerável da velocidade de transmissão de dados". Fica a saber-se que numa primeira fase a rede vai ter 1,8 Mbps, quatro vezes superior à actual 3G. "Mas posteriormente (2007/2008) a rede vai permitir atingir os 14,4 Mbps, ou seja 30 vezes a largura de banda da oferta actual" (ou seja, valores semelhantes à rede fixa).

Esta alteração terá efeitos visíveis em aplicações de internet, jogos, mas sobretudo televisão.

Na mesma edição do Expresso, outra notícia dá conta de que a Samsung vai disponibilzair no mercado europeu o modelo z560, primeiro modelo HSDPA, High Speed Downlink Packett Acess)

Desenvolvimento a 10/3/06: «A Vodafone inicia hoje a disponibilização em Portugal da nova tecnologia 3G Banda Larga, também designada por 3ª Geração e Meia (3,5G) ou HSDPA (High Speed Downlink Packet Access).A 3G Banda Larga é uma evolução tecnológica da rede da 3ª Geração que permite um aumento considerável da velocidade de transmissão que pode atingir 1,8Mbps. Com esta nova tecnologia é possível obter, já nesta primeira fase, velocidades de transmissão bastante elevadas, de cerca de 1,4Mbps que excedem em cerca de 4 vezes a velocidade actualmente disponibilizada na 3ª Geração.» (fonte Vodafone)

 

0 comentarios