Blogia
Transistor kills the radio star?

«No futuro, todos os telemóveis serão também televisões»

"(...) Dentro de pouco tempo, os serviços regulares de televisão vão poder ser vistos através do telemóvel. Neste momento, estão a decorrer ensaios em 40 países para testar o melhor sistema de transmissão para os telemóveis, mas o Digital Video Broadcast – Handheld (DVB-H) está a ganhar terreno para tornar-se o standard a usar pelos fabricantes dos equipamentos.

Na prática, este sistema vai permitir que os telemóveis se liguem directamente aos retransmissores de televisão que operam em via hertziana, permitindo ver a mesma TV disponível nas caixas tradicionais. O DVB-H apresenta uma melhor qualidade de imagem e som que a chamada terceira geração de telemóveis (UMTS ou 3G) e é um standard semelhante ao usado na Televisão Digital Terrestre, distinguindo-se deste por se destinar exclusivamente a transmissões televisivas para telemóveis.

Este sistema envia um sinal para todos os utilizadores de telemóveis com um receptor de TV digital, que, através de um guia de programação disponível no ecrã, seleccionam o programa desejado, que poderá ser visto quando emitido pela estação.

Para já, os protótipos de telemóveis que incorporam o sistema DVB-H são maiores que o tamanho médio dos modelos actuais, mas a Nokia já comunicou a intenção de banalizar esta funcionalidade. Mas se este parece ser o sistema melhor posicionado para assumir-se como standard, outros sistemas também apresentam bons resultados nos testes, como o Digital Media Broadcasting (DMB), que deriva do Digital Audio Broadcasting (DAB), que tem conhecido sucesso na Ásia.

(...) Em contraponto, seis das maiores estações de televisão coreanas já anunciaram a intenção de começar a emitir para telemóveis das marcas Samsung e LG, sem qualquer custo para os utilizadores, passando por cima dos operadores móveis. No entanto, e sobretudo na Europa, os operadores móveis ainda têm alguma vantagem nesta «guerra», sobretudo porque têm o know how para massificar os serviços móveis e é através deles que os telemóveis chegam às mãos dos utilizadores(...)»
Excertos de «A TVmóvel está a chegar», Meios e Publicidade, Sandra Páscoa, 11 de Novembro de 2005

0 comentarios