Blogia
Transistor kills the radio star?

Amazon deve lançar um leitor de mp3 próprio e uma loja de música on-line

«A Amazon planeia lançar até ao Verão uma loja de música on-line e o seu próprio leitor de mp3, que vão funcionar em sintonia. O objectivo é concorrer directamente com a Apple. (...) A Amazon - que ficou famosa pela venda on-line de livros, mas que comercializa agora quase todo o tipo de produtos, incluindo CD, DVD e leitores de música - vai assim entrar em concorrência directa com o iTunes, a loja de música da Apple, e com os populares leitores da família iPod, também da Apple, que já conquistaram 67 por cento do mercado norte-americano. Só no ano passado, foram vendidos em todo o mundo cerca de 14 milhões de aparelhos.
O serviço da Amazon funcionará com base num pagamento mensal ou anual, de valor ainda desconhecido.
O sistema é diferente do iTunes, onde os utilizadores pagam 99 cêntimos (cerca de 83 cêntimos de euro) por cada música. No caso de o utilizador deixar de pagar a subscrição, as músicas descarregadas deixam de poder ser ouvidas, à semelhança do que já acontece noutros serviços do género.
O pagamento periódico para poder descarregar músicas a partir da Internet não é uma novidade. Portais famosos como o Napster ou o Yahoo! adoptaram a estratégia, mas não têm o sucesso do iTunes. Uma das razões reside no facto de o iPod ter chegado a mais consumidores do que qualquer outro leitor, mas não ser compatível, por decisão da Apple, com os ficheiros que podem ser obtidos a partir daqueles sites.
De acordo com as editoras com as quais a Amazon entrou em contacto, a empresa planeia vender o seu leitor já com música incluída, valendo-se, para isso, dos registos das preferências musicais dos clientes que já encomendaram CD e DVD no site.
A provável entrada da Amazon no mundo da música on-line tem sido vista com bons olhos pelas editoras, que já algumas vezes tinham mostrado preocupação com a hegemonia da Apple no sector, e para quem o serviço de subscrição é mais rentável do que o sistema do iTunes.»

(João Pedro Pereira , «Amazon deve lançar um leitor de mp3 próprio e uma loja de música on-line», Público, 19/2/06)

0 comentarios