Blogia
Transistor kills the radio star?

ACT Finalmente o podcasting na rádio portuguesa

Com algum atraso (em Espanha, a Ser já tem vários programas desde o ano passado, tal como a COPE ou a Onda Cero, mas não RNE...), uma rádio portuguesa passa a oferecer programas em podcasting - no caso, e desde ontem, a TSF, com seis propostas.

A TSF não é a primeira rádio portuguesa a disponibilizar programas em podcast (a RUC já o tinha feito), mas é a primeira a a fazê-lo com caracter regular e institucional (os programas da RUC aparecem em podcasting por iniciativa dos seus autores).

A TSF promete alargar a oferta em função do interesse dos ouvintes - no fundo, a experiência funciona como um teste à receptividade (e posso dizê-lo porque tenho algumas responsabilidades nesta iniciativa)

Não sei quanto tempo a rádio vai demorar a descobrir o podcasting, mas tenho a certeza de que, quando isso acontecer, rádio e podcasting poderão fazer um casamento duradouro: a rádio, até ao aparecimento da internet, era instantânea e irrepetível; com a net alguns programas passaram a estar disponíveis em arquivo. Mas ainda era preciso consultar a página e perceber se o dito programa estava lá; com o podcasting, o programa passa a chegar ao computador pessoal mal é disponibilizado pela rádio (a minha única intervenção é subscrever o código respectivo e incluí-lo num software de agregação que, a partir daí, faz a gestão dos meus programas favoritos).

Não tardará muito e até a RR terá a gravação do Terço em podcasting! 

ACT a 12/1/06: A Comercial também tem programas em podcasting? Acabo de ver esta página, mas não percebi se é uma experiencia ou uma aposta mais a sério

ACT a 20/1/06: "A página [Rádio Presidenciais /COtonete] permite ainda descarregar vários conteúdos e rúbricas para Ipod (Podcast), tendo sido descarregados mais de 2600 ficheiros até ontem. A Media Capital Rádios pretende fazer “uma aposta clara no Podcast”, referiu Carlos Marques, estando previstas novidades já na próxima semana

0 comentarios