Blogia
Transistor kills the radio star?

Isto ainda é rádio?

http://www.pandora.com/ é um projecto de rádio on line (apenas nos EUA) - pretende criar canais personalizados em função dos gostos (aproximados) dos que o consultam (por artistas ou géneros), a que chamam rádios. "Just tell uson of your favorite songs or artists and we’ll launch a streaming station (...)". Existe a versão gratis, com pub, e a paga (livre de anúncios).

Mas será isto rádio?

O que é que é preciso para que seja rádio? A voz? Não estamos, antes, a falar de canais de distribuição de música?

Ou o paradigma actual da rádio está mesmo a mudar e no futuro este microcasting (rádio a la carte, com serviço personalizado) será a marca distintiva da rádio? 

ACT com o contributo de Edgard Costa: "Se aceitarmos que rádio é: " ... um sistema de comunicação usando ondas electro magnéticas que se propagam pelo espaço", e que as redes wifi, cada vez mais distribuidas pelas grandes cidades, também utilizam estas ondas para transmissão de dados, e que estes dados hoje podem ser programas de rádio (enquando emissora) então isso também é rádio, bem como a rádio é digitalizável. Uma vez que se completar o processo de digitalização de todo o tipo de informação, (Livros, TVs, Rádios, etc) tudo será uma coisa só. O que distringuirá uns de outros será mesmo só a linguagem pois o meio será um só.

Sim, indiscutivelmente as fronteiras do meio "físico" se diluem. Eu quero é estar aqui para ver e fazer este "admirável mundo novo"."

0 comentarios