Blogia
Transistor kills the radio star?

Uma experiência importante na internet (Cotonete)

A decisão da Media Capital Radio criar, através do seu portal Cotonete, um conjunto de rádios na internet dedicadas às eleições presidenciais (ou seja, com uma duração máxima de três meses) é um passo em frente na utilização que tem sido feita em Portugal das potencialidades da internet na rádio (ou da rádio na internet?).

A ideia da MCR é criar sete rádios, aproveitando conteúdos da Comercial e outros próprios, para dar identidade própria aos canais (há música entre a informação), programas esses que também são disponibilizados como podcasts. Os debates televisivos serão transmitidos em directo, haverá um jornal de campanha (e notícias actualizadas), comentários e um fórum (a programação está aqui).

Acho que, se as coisas correrem como prometido, esta será a maior aposta da rádio on line em Portugal.

Paula Cordeiro, que já analisou detalhadamente a experiência, faz dois tipos de comentários. Um, que "A rádio presidenciais apresenta-se como uma iniciativa que pode complementar a cobertura e a informação dos restantes media, revela uma capacidade de organização e gestão de recursos que outros grupos de comunicação ainda não conseguiram ter". Noutro destaca aqui que lhe parece ser uma falha com alguma gravidade para quem pretende potenciar a própria internet: "não está a ser dada oportunidade aos ouvintes de participarem na construção da própria rádio, dado que as opiniões para o Fórum Presidenciais, um programa de antena aberta desta estação online, se faz apenas via telefone. " (o texto na íntegra aqui).

PS - "O portal Cotonete, que disponibiliza em cotonete.clix.pt a emissão de rádios exclusivamente online, conseguiu este ano mais 30% de anunciantes. A publicidade é sobretudo feita em banners no site, mas também existem spots áudio inseridos nas emissões.
O projecto, fundado em 2001 pelo grupo Media Capital Rádio, conseguiu no ano passado recuperar o investimento e, de acordo com o director-geral de multimedia, Carlos Marques, encontra-se já "acima da linha de água".
Carlos Marques explica que a publicidade áudio ainda é "residual", representante apenas cerca de 5% das receitas, mas que um dos objectivos passa por aumentar este valor. A maioria dos spots aúdio são também difundidos nas outras rádios do grupo, embora o responsável sublinhe que alguns anunciantes fizeram campanhas áudio exclusivamente para as emissões online.
O aumento de investimento publicitário no portal Cotonete segue as tendências dos EUA e Inglaterra, onde se tem verificado uma subida dos valores da publicidade na Internet, ao mesmo tempo que as tradicionais formas de anúncio na Web (como os banners e as janelas pop-up) tendem a perder eficácia." (fonte: DN)

0 comentarios