Blogia
Transistor kills the radio star?

Mais da televisão no telemóvel em Portugal

A propósito desta notícia "TVI e TMN lançam no início de 2006 um projecto de «mobile TV»" (esta semana desmentida, pág. 18, Caderno de Economia), o Expresso de ontem volta ao assunto com uma nova notícia: "14 canais no bolso", dando conta do projecto da Vodafone de oferecer (por um preço que variaráentre €7,5 e €20) 14 canais por dia, em tempo real, através da tecnologia 3G. No fundo trata-se de um relançamento do mal sucedido projecto chamado "Mobile TV" (a partir do Vodafone Life), que actualmente disponibiliza o Euronews 24 horas dia e os noticiários da tVI, SIC e RTP.

Algumas notas:

- trata-se de um projecto condenado à partida, uma vez que não assenta na tecnologia que está a ser desenvolvida (DVB-H), mas limita-se a passar para o ecrã dos telemóveis normais um produto que é feito para ver em écrã largo (uma coisa é ver videoclipes da MTV, outra ver a serie 24 ou CSI e não conseguir ler as legendas...).

- tal como os visores, as baterias dos telemoveis não estão preparadas para estas recepções (descarregam mais facilmente);

- a sobrecarga da rede, a lentidão de transmissão e os cortes na recepção são outros problemas;

- a mesma notícia diz que, para além da 3G, a Vodafone está a desenvolver um projecto de Mobile TV, com base na tecnologia DVB-H, com a TVI e a Nokia (isto sim já a sério)

0 comentarios