Blogia
Transistor kills the radio star?

Um artigo (em português...) a ser lido por quem se interessa (mesmo) pelo podcasting

«Depois de muitos pedidos, a NPR começou a apresentar alguns dos seus programas em serviço de podcasting a partir de 31 de Agosto de 2005.

E o sucesso foi imediato: seis dias depois, o programa "Story of the Day" em podcast atingiu o primeiro lugar na lista dos programas mais descarregados do iTunes. Em 21 de Novembro, havia 11 programas na NP no top 100 do iTunes “mais do que qualquer outra empresa de media”.

Acontece que a NPR não se limitou a disponibilizar o seu material como podcasting. Está também a alojar programas de estações associadas e a vender e a partilhar as receitas [«underwritings»] com elas. “Mais, lançou três podcasts originais sob a marca alt.NPR , como uma incubadora para futuros conteúdos”.

Maria Thomas, vice-presidente e directora geral da NPR Online explicou o modelo de negócio: “É um modelo diferente daquele que temos na rádio. Todo o princípio baseia-se na ideia de que temos de agir de uma forma diferente relativamente a estas plataformas porque o modelo clássico pode não funcionar neste novo mundo – mas temos de estar neste mundo. Para começar, a NPR vendeu os direitos à Acura, como primeiro patrocinador de podcasts”.»

O texto continua aqui

(o texto em causa traduz, em 01/12/05, as partes mais significativas do artigo “Will NPR's podcasts birth a new business model for public radio?”, publicado a 5/11/05 na Online Journalism Review, com este endereço http://www.ojr.org/ojr/stories/051129glaser/; a tradução nem sempre é literal, mas as maiores dúvidas relativamente ao texto original são colocadas junto da minha tradução; dica Ponto Media)

0 comentarios