Blogia
Transistor kills the radio star?

"TVI e TMN lançam no início de 2006 um projecto de «mobile TV»

É uma notícia do Expresso (caderno de economia) de sábado passado (19/11/05) com este título: "Televisão no telemóvel" (Catarina Nunes e João Ramos). E conta que, "baseado na tecnologia DVB-H, em parceria com a Nokia", a TVI e a TMN estão a preparar para levar televisão aos telemóveis.

O Expresso tambem conta que a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) tem pedidos, além deste, da Siemens e da SGC para ensaios com a mesma tecnologia. Não há datas para um eventual concurso de emissão digital..

Algumas ideias:

- faltam produtos comerciais para inserir nesses telemóveis;

- são poucos e caros os telmóveis que podem receber esta emissão;

- para as televisões há uma fonte de receitas: venda de programas e de publicidade; para os fabricantes, há a venda de mais terminais e para os operadores, mais tráfego;

- um estudo divulgado pela Noki refere que 2010 existirão 74 milhões de utilizadores a nível mundial com tecnologia europeia DVB-H (diferente da que existe na Coreia do Sul e no Japão, onde a televisão por telemóvel já está em exploração comercial);

- Neste momento os 3 canais de televisão disponibilizam conteúdos atraés da 3G e GRPS. "Por exemplo, a Vodafone já tem televisão em directo com o serviço da Euronews, 24 horas por dia, da RTP1 (11 horas por dia) e noticiários da RTP1, SIC e TVI. O problema é que este modelo de transmissão ainda pesa no bolso do utilizador e se o acesso for muito intenso a ligação à rede vai abaixo". 

"na última edição do Mipcom, feira internacional de programas de televisão que decorre em Cannes, a «mobile tv» foi considerada a maior oportunidade na história da televisão"

0 comentarios