Blogia
Transistor kills the radio star?

Recuperar a emissão em AM

Sendo o espectro radiofónico um bem escasso e rigidamente administrado pelo poder político, deve fazer alguma confusão aos gestores das rádios o abandono da emissão em AM (concretamente a Onda Média). São frequências nacionais desocupadas, emissores abandonados, dinheiro perdido.

Quando, recentemente, apareeceu uma tecnologia que digitaliza a Onda Média (o DRM) uma luz de esperança abriu-se. E é disso que fala uma notícia de hoje do Jornal de Negócios ("Media Capital já planeava rádio de informação antes da entrada da Prisa" (assinada por Daniel Vaz, pág. 39). Uma rádio de informação em AM Digital.

O problema é outro: os consumidores de rádio em Portugal (ao contrário do Brasil, de Espanha ou dos EUA) perderam o hábito de ir à Amplitude Modulada/OM, utilizando apenas as memórias das rádios em FM.

lançar um novo projecto em OM é demasiado arriscado, muito mais um projecto caro como é uma rádio de informação - é ainda mais dramático do que lançar um canal no cabo e ele ficar para além da 20ª posição, porque, apesar de tudo, funciona no mesmo "espectro", controlado pelo mesmo comando.

vai ser muito difícil recuperar a emissão em AM em Portugal.

0 comentarios