Blogia
Transistor kills the radio star?

A rádio via Internet nos carros (WiMAX)

Tenho para mim que a Internet poderá ter para a rádio do século XXI o mesmo efeito que teve o transístor para a do século passado (ou ainda maior, mas nesta altura isso é ficção).

A Internet vai alterar a diversos níveis a rádio como a conhecemos, mas há, nesta altura, alguns constrangimentos técnicos que impedem um desenvolvimento maior: o principal é que a Internet ainda não é portátil. As redes de wi-fi mostram por um lado a necessidade de introduzir mobilidade à Internet, libertando-a dos fios e, por outro, como é dramática qualquer tentativa de fazer deslocar um computador ligado mais do que 20 ou 30 metros (os hotspots de wi-fi funcionam relativamente em edifícios, mas na rua…).

Ora a rádio é mobilidade, é portabilidade, é o carro. Quando a rádio on line for uma alternativa válida de escuta, em grandes ou pequenas viagens, a rádio viverá momentos de grande felicidade.

Por isso é que há quem saúde a tecnologia WiMAX como sendo o princípio do futuro: as suas estações emissoras suportarão 50 quilómetros e isso já é um princípio para se criarem redes ao nível de cidades. Essa realidade está distante? Provavelmente. Mas, também aqui, o futuro já começou!

Outros textos deste blogue sobre o WiMAX:

- "introduz um novo desafio para a rádio, que passa pela produção de conteúdos cada vez mais dirigidos e apelativos para a sua audiência, dada a variedade de opções e a facilidade de saltar entre conteúdos"

- "Com o aparecimento de novas tecnologias sem fios e outras que certamente se seguirão, a indústria da rádio, apesar de aparentar maturidade, pode estar na verdade na sua infância"

- "Nokia and Intel Corporation today announced a cooperation to accelerate the development, adoption and deployment of WiMAX technology"

0 comentarios