Blogia
Transistor kills the radio star?

A digitalização da Onda Média

in NetFM:
"O mundo digital apresenta novos desafios para a rádio. Muito se tem falado da digitalização do sinal FM, das rádios por satélite ou através da Internet mas, outro aspecto que também pode ser explorado é a digitalização do AM e da Onda Curta, recuperando e revitalizando dois sinais relegados para segundo plano. Em Espanha, a cadeia de rádios la Cope tem estado a realizar testes de emissão digital em onda média, com DRM.

Os testes de emissão simulcasting com a Digital Radio Mondial (DRM) em Onda Media foram realizados em Zamora e tiveram a participação da Universidade Politécnica de Vigo. Este teste usou uma frequência de rádio já ocupada e procurou emitir um sinal de qualidade digital que não interferisse com o sinal original, no mesmo âmbito de cobertura.

O resultado não correspondeu às expectativas iniciais e será necessário usar outros parâmetros de emissão e uma planificação mais ajustada para não produzir qualquer interferência. Este teste, tal como outros que já têm sido feitos, comprova o AM como um segmento de negócio interessante para as empresas de rádio que, com o sinal digital, recupera a qualidade do seu sinal, factor que de alguma forma, afastou os ouvintes.

Contudo, e porque o simulcasting ainda interfere com o sinal FM e diminui a qualidade da emissão digital, muitos operadores estão a manter o seu sinal analógico AM e a usar a onda curta para emissões digitais."

0 comentarios